A EDP e a MERLIN Edged anunciaram uma parceria estratégica para alimentar com energia 100% renovável o primeiro campus de centros de dados neutro em carbono em Portugal, que está a ser desenvolvido no concelho de Vila Franca de Xira, a cerca de 20 quilómetros de Lisboa.
O projeto resulta de uma colaboração entre a EDP e a MERLIN Properties, que opera neste setor através da subsidiária MERLIN Edged. O objetivo é responder à crescente procura por energia limpa em infraestruturas tecnológicas, nomeadamente centros de dados, cuja procura energética deverá duplicar nos próximos cinco anos, segundo a Agência Internacional de Energia.
A EDP vai desenvolver naquele local o maior projeto de energia solar descentralizada da sua história, com uma capacidade instalada que poderá atingir os 100 megawatts-pico (MWp). Esta infraestrutura será complementada por outras soluções de fornecimento de energia de longo prazo, permitindo que o campus seja abastecido com eletricidade renovável 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Os novos centros de dados da MERLIN Edged serão alimentados por uma fonte de energia renovável, eficiente e fiável – uma área em que a EDP está totalmente preparada para fornecer. Este é mais um exemplo do compromisso da EDP em ser um parceiro fundamental no percurso de descarbonização das grandes empresas tecnológicas”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP.
“Os nossos centros de dados têm um consumo líquido zero de água para arrefecimento e utilizam 67% menos energia para estes sistemas, em comparação com a média europeia. É com orgulho que anunciamos esta parceria com a EDP, que garante um fornecimento de energia sustentável e ajuda a posicionar Portugal como um mercado de referência na área dos centros de dados”, afirmou Ismael Clemente, CEO da MERLIN.
O campus e os projetos energéticos estão a ser desenvolvidos em paralelo, garantindo que a energia limpa estará disponível desde o primeiro dia de operação. A parceria representa um passo importante na ambição de posicionar a Península Ibérica como um hub tecnológico de referência na Europa, ao mesmo tempo que contribui para a redução das emissões de carbono e para a independência energética da região.














