Quase 10% dos casos confirmados de Covid-19 provêm de laboratórios externos e não estão integrados no SINAVE, o sistema de vigilância nacional de epidemias em Portugal. A última atualização dos infetados por concelho realizada esconde mais de 4.500 casos que estão incluídos nas estatísticas nacionais e regionais, mas não aparecem nas estatísticas a nível municipal, segundo avança a Revista Sábado.
Uma duplicação de casos no Porto no fim de março levou à concentração dos casos no SINAVE a partir de abril, mas os boletins diários não revelam quantos casos não constam na lista de concelhos desde 1 de junho – e nem uma revisão dos casos feita esta semana resolveu o problema.
Na lista de casos confirmados de Covid-19 por concelhos divulgada esta segunda-feira, em que apenas estão apresentados os municípios com 3 ou mais infetados por razões de confidencialidade, estão representados apenas 44.143 dos quase 49 mil que Portugal confirmava nesse dia.
Em resposta à ‘Sábado’, a DGS explica que, na lista de concelhos apresentada no boletim, estão apenas contadas as notificações médicas no SINAVE e não as notificações de casos confirmados em laboratórios externos e acrescenta ainda que a escolha dos dados do SINAVE tinha recaído por estes serem a fonte mais credível de registo de informação, evitando assim a sobreposição de dados relativos à Covid-19.













