O posto de correio de Arada, no concelho de Ovar, estará encerrado de 22 de julho até fim de agosto, retomando o funcionamento apenas a 2 de setembro e em “horário parcial”, revelaram hoje autarquia e CTT.
O fecho desse balcão de atendimento no distrito de Aveiro deve-se ao fim do contrato entre os CTT e o operador privado que geria o posto num espaço que é propriedade da Junta de Freguesia de Arada.
“O fim da prestação do serviço seria decorrente do facto de o operador privado que o geria ter entendido não renovar o contrato com os CTT”, revela fonte da Câmara Municipal de Ovar à agência Lusa.
Depois de esse operador anunciar que o serviço deixaria de ser prestado “a partir do dia 22 de julho”, o assunto foi debatido em Assembleia Municipal e todos os partidos representados nesse órgão aprovaram uma moção a repudiar o encerramento dos CTT em Arada.
“Subsequentemente, o presidente da câmara municipal enviou um ofício ao presidente do Conselho de Administração dos CTT, no qual expressou a sua preocupação pela perda de tão relevante serviço para as pessoas da freguesia de Arada. No mesmo ofício, o autarca recordou a necessidade de os CTT cumprirem a sua obrigação de serviço público e manifestou a disponibilidade total do município para, em conjunto com os CTT e a Junta da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira, encontrar uma solução que garantisse instalações para acomodar o serviço”, revela a autarquia.
Contactada pela Lusa, a administração dos CTT confirma que “o parceiro responsável pela gestão do posto CTT de Arada, Graça Magina, pediu a rescisão do contrato” e reconhece dificuldades na identificação de um substituto.
“Após serem informados pelo parceiro, os CTT iniciaram de imediato diligências para encontrar alternativas, sem sucesso, dado tratar-se de uma zona semirrural”, explica a administração da empresa.
A mesma entidade refere depois que será a própria junta a substituir o operador: “Ainda que existam sete pontos de acesso na União de Freguesias, e que o ponto de acesso mais próximo de Arada se localize apenas a 2,6 quilómetros de distância, na Loja CTT de Espargo, os CTT chegaram a acordo com a Junta de Freguesia de Arada no sentido de a mesma assegurar o serviço à população, a partir de setembro”.
CTT e câmara informam, contudo, que, a partir do dia 2 de setembro o serviço estará disponível apenas “em regime de horário parcial”.
O presidente da Câmara de Ovar, Domingos Silva, está satisfeito com a solução encontrada, defendendo que os esforços encetados com a Junta de Freguesia junto da administração dos CTT visavam encontrar “uma solução que impedisse o encerramento do serviço, o que, à data, felizmente, foi conseguido”.














