Covid-19: Web Summit deste ano será 100% digital
A pandemia da Covid-19 obrigou a que a Web Summit, a maior conferência tecnológica da Europa realizada em Lisboa, acontecesse este ano em formato 100% digital, de acordo com um comunicado da organização divulgado esta quinta-feira e citado pela agência ‘Reuters’.
«Lisboa ainda é a casa da Web Summit, mas com os surtos crescentes de COVID-19 em toda a Europa, temos que pensar no que é melhor para a população portuguesa e para os nossos participantes», disse o fundador da conferência, Paddy Cosgrave, em comunicado.
Segundo a ‘Reuters, a decisão, que surgiu após o organizador afirmar em junho que o evento aconteceria em Lisboa conforme planeado, foi tomada na sequência de várias conversas com o governo português e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
O evento, que se deslocou de Dublin, na Irlanda, para a capital portuguesa em 2016, atrai cerca de 70 mil pessoas todos os anos, desde oradores de empresas de tecnologia e startups mundiais líderes, até políticos e outras personalidades importantes.
A Web Summit poderá receber cerca de 100 mil participantes online através da sua própria plataforma de conferência, segundo o organizador, que adiantou que cerca de 800 oradores se vão juntar ao evento, incluindo o presidente-executivo da Zoom, Eric Yuan e o popular ‘Capitão América’, Chris Evans.
Depois de um período com número mais baixos também devido ao confinamento, Portugal voltou a registar aumentos significativos de novas infeções, o que fez com a organização tomasse esta decisão. «A resposta mais segura e razoável é que a Web Summit seja totalmente online em 2020», disse Cosgrave, acrescentando: «Estamos ansiosos por receber os participantes de volta a Lisboa em 2021».
Portugal contabilizou na quarta-feira mais oito mortes relacionadas com a covid-19 e 944 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.040 mortes e 81.256 casos de infeção, estando hoje ativos 28.179 casos, mais 611 do que na terça-feira.
A nível global a pandemia da Covid-19 já infetou mais de 36,1 milhões de casos, causando ainda mais de um milhão de vítimas mortais em 188 países e territórios, de acordo com a contagem oficial da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos.