Covid-19: DGS exclui mais de 16 mil casos da contagem por concelho

A DGS deixou de fora das contagens por concelho mais de 16 mil casos da Covid-19, segundo o último boletim divulgado na segunda-feira, que mostra na tabela apenas 84% do total de positivos,

Simone Silva
Outubro 20, 2020
13:52

A Direção Geral da Saúde (DGS) deixou de fora das contagens por concelho mais de 16 mil casos da Covid-19, avança a Renascença, com base no último boletim divulgado na segunda-feira, que mostra na tabela apenas 84% do total de positivos, no que respeita aos dados por municípios.

Segundo a mesma publicação esta tem vindo a ser uma tendência crescente, com o  número de casos que ficam fora da contagem por concelho a aumentar consecutivamente. No dia 20 de Setembro a DGS não contabilizou 6.852 infeções, um valor que subiu para os 7.756 sete dias depois.

Mas o aumento não se fica por aqui. Passados mais uns dias o número de casos por concelho excluídos subiu para os 9.242, mais tarde para os 12.008, tendo atingido os 16.123 casos em falta esta semana, segundo a estação de rádio, que adianta que tentou contactar a DGS sobre o sucedido, mas não houve qualquer resposta até ao momento.

De recordar que o organismo revelou em meados de Julho que deixaria de atualizar diariamente os dados de Covid-19 por município, fazendo- o apenas por semana, todas as segundas-feiras. O boletim publicado ressalva ainda que «a informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho».

Portugal contabilizou ontem mais 17 mortos e 1.949 casos de infeção com o novo coronavírus, ultrapassando os 100 mil casos desde o início da pandemia de covid-19. De acordo com o último boletim, desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 101.860 casos confirmados e 2.198 óbitos.

As autoridades de saúde têm 55.425 pessoas em vigilância, mais 574 do que no domingo. Aguardam-se agora pelos números desta terça-feira que habitualmente são divulgados por volta da hora do almoço.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.