O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do benefício do AUTOvoucher atribuído neste mês. A medida tem como objetivo aligeirar o impacto da subida dos combustíveis, que vai atingir valores históricos na próxima segunda-feira.
Num comunicado divulgado, o Conselho de Ministros refere que “foi aprovado o decreto-lei que aumenta o subsídio financeiro aplicável a consumos em postos de abastecimento de combustíveis para efeitos de apoio transitório e excecional aos cidadãos nos seus consumos no setor dos combustíveis (benefício ‘AUTOvoucher’)”.
“Em face do contexto atual de aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu aumentar o benefício ‘AUTOvoucher’ atribuído em março de 2022”, pode ler-se no comunicado.
O benefício vai corresponder a um reembolso de 40 cêntimos por litro de combustível (num total de 50 litros/mês). O Governo destaca que este benefício será “transferido diretamente para a conta bancária de cada consumidor no prazo máximo de dois dias úteis após o consumo”.
Estima-se que na próxima semana o preço do gasóleo suba para 25 cêntimos por litro e o da gasolina para 15 cêntimos por litro.
Desde o início do ano os combustíveis têm vindo a aumentar de forma consistente, e com a cotação do barril de petróleo a subir gradualmente, uma situação agravada pelo conflito na Ucrânia, espera-se o incremento nos preços dos combustíveis nas próximas semanas.













