Apesar de as sanções ocidentais à Rússia estarem a prejudicar a maioria dos oligarcas russos, Andrey Melnichenko é o único dos 21 milionários russos no índice de milionários da ‘Bloomberg’ que está a ver a sua fortuna aumentar em 2022.
A fortuna de Andrey Melnichenko, que é conhecido como o rei russo dos fertilizantes minerais, já aumentou 20%, cerca de 3.500 milhões de dólares (cerca de 3.200 milhões de euros) para cerca de 20.000 milhões, desde o início de 2020, diz o ‘elEconomista’.
Estes ganhos posicionam o oligarca russo como o segundo mais rico do país e o 69º no ranking global.
Segundo a ‘Bloomberg’, Andrey Melnichenko nasceu na cidade soviética de Gomel, que hoje faz parte da Bielorrússia, a 8 de março de 1972. Fez um estágio no Centro de Educação Especializada e Pesquisa da Universidade Estadual Lomonosov de Moscovo, onde estudou física e depois foi para a Universidade de Economia Plekhanov na Rússia, para estudar Finanças.
É membro da Administração da União Russa de Industriais e Empresários desde 2007 e Presidente da Comissão de Mineração.
Em 2016 recebeu do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, um prémio por ações e obras de caridade.
O único que supera o rei russo dos fertilizantes minerais na Rússia é Vladimir Potanin, presidente e fundador do Oneximbank, que detém o complexo de mineração de níquel na cidade de Norilsk com um património total líquido de cerca de 22 biliões de euros (22,3 biliões de dólares). No entanto, a sua fortuna já diminuiu cerca de 28% desde o início de 2022.














