Como fazer um unicórnio zombie regressar dos mortos

São chamados “unicórnios zombies”, não porque estejam relacionados com filmes de terror, mas porque alcançaram avaliações de mais de mil milhões de euros e os seus fundadores e investidores provavelmente não obterão retorno. Estas empresas torraram o seu dinheiro e tentam agora encontrar uma saída.

Executive Digest Contents
Agosto 21, 2025
13:42

Por Peter Cohan

Em 2019, quando o “Scaling Your Startup”, o meu livro que ensina a dominar as quatro fases de escala necessárias para transformar uma ideia numa empresa de 10 mil milhões de euros, foi publicado, as minhas palavras caíram em ouvidos moucos. Nele defendo que, após as empresas concluírem a primeira etapa de expansão — conquistar os primeiros clientes — devem fazer uma pausa para dominar a segunda etapa: criar um modelo de negócio escalável. Mas nessa altura, os investidores de capital de risco e os empreendedores queriam que as empresas chegassem rapidamente à bolsa, por isso saltaram essa etapa e foram directamente para a terceira: obter liquidez.

Saltar a segunda etapa de expansão parecia uma boa ideia para os investidores porque estes queriam receber o dinheiro rapidamente e estavam dispostos a financiar as perdas da empresa, desde que esta estivesse a aumentar a receita com rapidez suficiente para atingir o limite — geralmente cerca de 100 milhões de euros — necessário para entrar em bolsa.

Infelizmente para estas empresas, o forte mercado dos IPO para startups deficitárias fechou em Novembro de 2021, quando se tornou claro que a Reserva Federal iria aumentar as taxas de juro para conter a inflação. Cerca de 3,5 anos depois, o mercado dos IPO continua praticamente inactivo.

 

A ERA DO UNICÓRNIO ZOMBIE

Isto faz com que o número de empreendimentos baseados em capital de risco à espera de entrar em bolsa tenha atingido um recorde de 1200, segundo a CB Insights. São chamados “unicórnios zombies”, não porque estejam relacionados com filmes de terror, mas porque alcançaram avaliações de mais de mil milhões de euros e os seus fundadores e investidores provavelmente não obterão retorno. Estas empresas torraram o seu dinheiro e tentam agora encontrar uma saída — possivelmente fundindo-se com uma empresa mais saudável.

Em 2021, mais de 354 empresas receberam avaliações de mil milhões de euros, e menos de 2% delas chegaram à bolsa. Mais especificamente, seis delas passaram por um IPO, afirmou Ilya Strebulaev, professor da Stanford Graduate School of Business. Outras quatro chegaram à bolsa mediante empresas de aquisição com propósito específico, e outras 10 foram adquiridas, várias por menos de mil milhões de euros. Outras faliram ou foram vendidas por pouco dinheiro.

Estes unicórnios zombies incluem a Impossible Foods e a MasterClass, informou a Bloomberg. Embora ambas parecessem óptimos investimentos durante a pandemia, agora parecem estar em queda. A Impossible Foods, fornecedora de substitutos de carne à base de plantas, sofreu de uma queda na procura, cash flow negativo, despedimentos e uma queda de 89% na avaliação da empresa, segundo a Fast Company.

A MasterClass, fornecedora de cursos profissionais online baseados em vídeo, ministrados por celebridades, atletas e executivos de negócios, também sofre desde 2021, quando a sua avaliação atingiu um pico de cerca de 2,7 mil milhões de euros, de acordo com a PitchBook. Em Setembro de 2023, a MasterClass reduziu a sua força de trabalho “de mais de 600 para cerca de 300” com várias rondas de despedimentos nos 18 meses anterior, declarou o The Information.

 

COMO OS UNICÓRNIOS ZOMBIES PODEM REGRESSAR À VIDA

Não existe uma solução única para o que aflige os 1200 unicórnios zombies. Contudo, é possível que alguns deles possam ser reanimados com uma dose forte da segunda etapa da escala. Embora o “Scaling Your Startup” forneça pormenores e estudos de caso, eis seis passos que os líderes devem considerar seguir:

  1. Forme uma equipa que inclua os seus melhores clientes e os principais líderes funcionais.
  2. Ouça os clientes para obter insights sobre os seus maiores problemas agora e no futuro.
  3. Mapeie as medidas que a sua empresa pode tomar agora para aliviar essa dor.
  4. Pergunte aos seus melhores clientes se estes processos funcionam e onde poderiam melhorar.
  5. Redesenhe os seus principais processos utilizando o feedback dos clientes e continue a melhorá-los até encantar os seus clientes.
  6. Corte nos custos que não contribuem para os processos redesenhados.

Foi o que fez a fornecedora de dispositivos de ponto de venda para restaurantes Toast em Abril de 2020, um mês após a empresa ter angariado 370 milhões de euros em capital, com uma avaliação de 4,5 mil milhões de euros. Com os restaurantes encerrados pela pandemia, a Toast cortou custos, incluindo 50% da sua equipa, depois de a sua receita ter caído 80%.

A seguir, mudou o seu serviço para apoiar as mudanças estratégicas que os restaurantes fizeram para sobreviverem à pandemia. Especificamente, a Toast modificou o seu software para os restaurantes mudarem rapidamente das refeições no restaurante para serviços de entrega e venda de cartões-presente. Em Novembro de 2020, o negócio da Toast recuperava rapidamente, au- mentando a sua avaliação para 7,5 mil milhões de euros e preparando o terreno para o seu IPO em Setembro de 2021. Para que os unicórnios zombies sobrevivam, têm de reduzir a sua produção para um produto essencial que os clientes   têm de comprar. Ao contrário da Toast, nem todas têm este produto e é pouco provável que sobrevivam.

 

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.