Combustíveis: Portugueses fazem “longas filas” para abastecer em Espanha. “É um entra e sai”

O bónus aprovado pelo Governo espanhol sobre os preços dos combustíveis e os descontos adicionados pelas principais cadeias petrolíferas do país geraram uma diferença de preços invulgar entre Portugal e Espanha. 

Simone Silva
Abril 14, 2022
12:53

O bónus aprovado pelo Governo espanhol sobre os preços dos combustíveis e os descontos adicionados pelas principais cadeias petrolíferas do país geraram uma diferença de preços invulgar entre Portugal e Espanha.

Segundo o ‘El Mundo’, que cita o último Boletim Petrolífero da União Europeia, que compara a diferença entre o preço de um litro de gasolina em Espanha e em Portugal, abastecer é agora até 0,37 cêntimos mais barato no país vizinho.

Estes números históricos são o resultado do facto do consumo de combustível em Espanha ser subsidiado na ordem dos 20 cêntimos por litro – 15 cêntimos pagos pelo Estado e 5 cêntimos pelas companhias petrolíferas, enquanto que em Portugal apenas vigora o Ivaucher que acaba já este mês, sendo substituído por uma descida do ISP.

Esta diferença de preço torna Espanha ainda mais ainda mais atraente para os condutores portugueses atravessarem a fronteira para abastecer. Um dos casos mais significativos é em Valência de Alcántara (Cáceres), muito perto da fronteira portuguesa, a cerca de 14 quilómetros de distância, refere o jornal.

Aqui localiza-se uma estação de serviço pertencente à petrolífera Galp. Uma das empregadas, Esther, adianta ao jornal que se têm formado “longas filas” durante estes dias para abastecer.

“Tivemos sempre clientes regulares que vêm expressamente de Portugal, mas desde que o desconto entrou em vigor, tem sido um entra e sai, especialmente nos primeiros dias”, explica

A responsável acrescenta que os portugueses preferem viajar até mais longe para atestar na sua bomba que é Galp, do que abastecer em outra bomba de Espanha que não seja portuguesa.

“São muito patriotas e preferem fazer quase 30 quilómetros a mais entre a viagem de ida e volta, para abastecerem com a sua própria marca de gasolina do que numa estação de serviço Repsol que fica apenas a um quilómetro da fronteira”, refere.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.