Comboio de “ultra-alta velocidade” supera velocidade de avião e bate recorde mundial. Sabe que velocidade atingiu?
A China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) diz ter quebrado todos os recordes conhecidos de velocidade terrestre com um protótipo de tum comboio de “ultra- alta velocidade”.
A empresa aeroespacial chinesa afirma ter superado o recorde anterior de 623 km/h estabelecidos por outro comboio maglev (comboios de levitação magnética) em outubro do ano passado.
O objetivo deles, dizem eles, é atingir 1.000 km/h por hora num túnel de vácuo.
A empresa diz não poder ainda revelar a velocidade alcançada por ser esta informação estar sob sigilo, mas explicam que o seu teste foi realizado numa linha de teste de dois quilómetros de extensão.
A principal conquista neste teste foi a levitação estável do comboio num túnel de baixo vácuo, que garantem que foi a primeira vez que foi conseguido com esta tecnologia.
A tecnologia maglev significa que o comboio levita, eliminando o atrito enquanto viaja pelo túnel de vácuo. As condições reduzem a resistência do ar, alcançando um “voo próximo ao solo” em velocidades ultra-altas.
Zhang Yunjiao, engenheiro sénior do grupo estatal China Railway Engineering Design and Consulting Group em Pequim , disse anteriormente que o projeto hyperloop era “de importância estratégica para a China”. A linha deverá estar operacional em 2035.