Chegou a Portugal o primeiro assistente de Inteligência Artificial para apoiar psicólogos

A Visual Thinking anunciou o lançamento de um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa, criado especificamente para apoiar psicólogos. Esta inovação foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e visa facilitar a prática clínica dos mais de 27 mil psicólogos representados por esta organização.

O novo assistente, que utiliza o avançado modelo GPT-4o, é alimentado por uma base de conhecimento de mais de 750 documentos. Os psicólogos poderão agora fazer perguntas sobre boas práticas e receber respostas imediatas, o que lhes permitirá melhorar a tomada de decisões e aumentar a produtividade, ao dispensarem menos tempo na pesquisa de informações e mais tempo no atendimento aos clientes.

Outra vantagem significativa desta solução é a sua capacidade de interagir em várias línguas, tornando-se uma ferramenta inclusiva para todos os profissionais, independentemente do idioma que utilizem.

O assistente utiliza tecnologia de IA generativa e algoritmos avançados de processamento de linguagem natural (NLP) para interpretar e responder de forma precisa, mesmo a questões complexas. O sistema também é projetado para atualizações contínuas, assegurando que as respostas estejam sempre alinhadas com as últimas regulamentações e melhores práticas da OPP.

“Este assistente virtual é um excelente exemplo do enorme potencial da IA generativa nos mais diversos sectores e atividades do nosso dia a dia. Na Microsoft, acreditamos que a IA tem o poder de transformar a forma como trabalhamos e interagimos. No campo da saúde, o potencial vai muito mais além, abrindo caminhos para o desenvolvimento de soluções inovadoras, que capacitam os profissionais com mais conhecimento e acesso à informação, e, no final, melhoram a prestação de cuidados de saúde à população”, explica Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal-

Já Estela Bastos, CEO da Visual Thinking, refere que “esta solução representa uma verdadeira revolução na forma como os psicólogos acedem e utilizam o conhecimento no seu dia a dia. A nossa colaboração com a OPP e a Microsoft permitiu-nos criar uma ferramenta que responde de forma imediata às necessidades dos profissionais, eliminando barreiras de tempo e até mesmo de idioma”.

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, sublinhou que “este projecto não tem paralelo em organizações de psicologia a nível mundial. A ciência psicológica, que esteve na base da criação destes LLM da IA generativa, tem de ter também uma profissão na linha da frente da sua utilização”.

Ler Mais





Comentários
Loading...