Católica e Fundação Santander lançam primeiro curso online gratuito para os participantes num valor de mercado de 150 mil euros
O Center for Sustainable Finance (CSF) da Católica Lisbon School of Business & Economics em parceria com a Católica Porto Business School lança, hoje, o 1º Curso online “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira”, único em Portugal, aberto a toda a sociedade, sobre a importância da sustentabilidade nas finanças das Empresas. O curso é destinado a empresas e profissionais de todos os setores, sem necessidade de experiência prévia, e tem o apoio da Fundação Santander.
As inscrições já estão abertas, e são efetuadas exclusivamente na Open Academy (aqui), plataforma do Banco Santander, até dia 20 de outubro.
O Curso “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira” é gratuito para os primeiros 1000 participantes o que representa um valor de mercado de 150 mil euros, que visa contribuir para o aumento da literacia em Finanças da Sustentabilidade em Portugal.
Este Curso, com duas horas de duração, é o primeiro de uma série de programas educativos desenvolvidos pelo Center for Sustainable Finance na área das Finanças da Sustentabilidade, com o propósito de apoiar todos os profissionais e empresas interessadas em iniciar ou fortalecer o seu caminho de transição para uma economia mais sustentável.
O programa não só introduz conceitos fundamentais, como discute o contexto legislativo atual e aponta estratégias que potenciam a sustentabilidade como vantagem competitiva. O curso foi desenvolvido de forma a potenciar a ação prática e imediata e, assim, ajudar os participantes a iniciar o processo de integração da sustentabilidade, tanto nas suas carreiras profissionais como nos seus locais de trabalho, nomeadamente no planeamento da estratégia empresarial.
De acordo com o Professor António Baldaque da Silva, diretor executivo do Center for Sustainable Finance e Ex-Executivo Sénior da BlackRock, “este curso é um marco importante na nossa missão. A transição para uma economia mais sustentável está em curso e é urgente. Ao capacitar profissionais e empresas para esta transição, nomeadamente na sua componente financeira, estamos a contribuir para a melhoria do seu posicionamento estratégico e para o seu sucesso. Com o apoio da Fundação Santander conseguimos criar uma formação acessível a todos, que permite a quem participa encarar a transição como uma oportunidade de negócio”.
O Curso “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira” permite que empresas e seus colaboradores compreendam a transição para a sustentabilidade e o respetivo enquadramento legislativo, como os mercados financeiros estão a apoiar esta transição e de que forma as empresas podem iniciar ou aprimorar o processo de incorporação da sustentabilidade na sua estratégia – com ênfase nas oportunidades estratégicas e de financiamento.
Especificamente, o Curso começa por contextualizar a sustentabilidade, a sua evolução, o atual contexto legislativo e por introduzir conceitos-chave. A seguir, aprofunda dois dos principais temas da sustentabilidade – alterações climáticas e direitos humanos e laborais. Por fim, o curso centra-se nos mercados de finanças sustentáveis. Aborda os principais conceitos e discute a perspetiva de ambos os lados deste mercado: os agentes financeiros que fornecem capital e as empresas que o procuram. O curso termina com passos práticos que as empresas podem adotar para integrar a sustentabilidade no seu planeamento (financeiro) e estratégia, aumentando assim o seu posicionamento competitivo.
O Center for Sustainable Finance (CSF) da CATÓLICA-LISBON resulta da parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Santander e é um novo centro de conhecimento científico que desenvolve investigação, formação e parcerias estratégicas, de forma a sensibilizar a sociedade portuguesa para o importante papel das finanças na construção de um mundo sustentável, e, por essa forma contribuir para ajudar Portugal a ter uma transição de sucesso. Através de uma rede de investigadores e da oferta de educação prática, o CSF visa impulsionar a transição para uma economia que promova um futuro equilibrado e próspero para esta e próximas gerações.