A Bondalti iniciou a operação da sua nova unidade de produção de cloro-álcalis em Estarreja, equipada com nove eletrolisadores de última geração fornecidos pela japonesa Asahi Kasei e instalados pela alemã CAC Engineering.
O projeto, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa reduzir o consumo energético, aumentar a eficiência e reforçar os compromissos de descarbonização da empresa.
A reconversão da unidade de eletrólise da salmoura marca um passo significativo na modernização da indústria química nacional. Para além da produção, um dos novos eletrolisadores será usado como plataforma de testes para componentes inovadores, incluindo membranas e elétrodos mais eficientes, com impacto positivo na redução de energia e na otimização de recursos.
“O arranque desta nova fase da nossa operação na nossa fábrica de cloro e álcalis de última geração foi possível graças à experiência dos nossos parceiros e à dedicação e competências das nossas equipas”, diz David Lopes, diretor da Bondalti.
“Estamos felizes por ver a unidade de produção da Bondalti entrar em operação dentro do prazo”, acrescenta Yoshifumi Kado, diretor geral da divisão de membrana de troca iónica e sistema de eletrólise da Asahi Kasei.
“A integração de nove novos eletrolisadores em plena produção foi uma tarefa técnica excecional e mais uma prova da cooperação de longa data com Asahi Kasei por mais de 25 anos e da cooperação cuidada e construtiva por mais de 8 anos em vários projetos com a experiente equipa da Bondalti”, conclui Mike Niederstadt, COO da CAC Engineering.














