A seguradora francesa Axa está a planear vender a totalidade da sua actividade em Portugal por 109,8 milhões de euros aos belgas da Ageas que também detêm a Medis. A operação deverá ficar concluída no início do primeiro semestre de 2016.
A empresa em questão emitiu hoje um comunicado onde refere que recebeu uma oferta “irrevogável” da Ageas por 100% das participações do grupo Axa Portugal. O negócio inclui os ramos não-vida, com a Axa Seguros, o negócio vida, sob a administração da Axa Vida e ainda a Axa Global Direct Seguros e Reaseguros, responsável pela Seguro Directo.
A ideia da seguradora francesa segundo o director-geral da Axa para a Região do Mediterrâneo e América Latina, Jean-Laurent Granier passa por concentrar esforços em “mercados com forte potencial de crescimento a longo prazo”.
Recorde-se que em Abril a Axa despediu 10% dos seus colaboradores em Portugal com o pretexto de uma contenção de custos que tentava garantir a presença em Portugal sob um “compromisso absoluto entre colaboradores e clientes”.
A Ageas tem a totalidade da Ocidental na área não-vida na área vida são parceiros do BCP, com o banco a ter 49% do capital. Para a empresa, esta é uma oportunidade única para o desenvolvimento do negócio em Portugal cujo principal objectivo é neste momento aumentar a rentabilidade da companhia.
A confirmar-se esta aquisição, a Ageas passará a ser a segunda maior seguradora a operar em Portugal, alargando a quota de mercado para 14,4%.













