Atenção Tesla: Mercado dos carros elétricos tem novo candidato a gigante… e já vale mais que a Volkswagen e Ford
O mercado dos veículos elétricos (VE) tem estado em constante crescimento, e agora uma das maiores construtoras do Vietnam causou grande impacto com a sua entrada em Wall Street, elevando sua capitalização de mercado acima da de gigantes da indústria como a Volkswagen e a Ford.
Chama-se Vinfast e é a construtora de VE vietnamita que teve uma estreia em grande na bolsa de Nova Iorque, depois de se fundir com uma SPAC (Empresa de Aquisição de Fins Especiais), a Black Spade Acquisition Co.
As ações da empresa recém-combinada dispararam 270% na Nasdaq no seu primeiro dia de negociação, revela a ‘CNN’. As ações abriram a 22 dólares, mais do dobro do preço inicial de 10 dólares, tendo fechado a 37 dólares cada.
VINFAST DEBUTS ON NASDAQ GLOBAL SELECT MARKET FOLLOWING SUCCESSFUL BUSINESS COMBINATION WITH BLACK SPADE ACQUISITION CO.
Read more at: https://t.co/KWoPzt7Rvk#VinFast #NasdaqListed #JoinTheCharge #BoundlessTogether pic.twitter.com/ZkVvausW4J
— VinFast US (@VinFastUS) August 15, 2023
Estes resultados fizeram também disparar o valor de mercado da Vinfast para perto dos 78 mil milhões de euros, acima das avaliações de mercado da Volkswagen ou Ford, 63,8 mil milhões de euros e 44 mil milhões de euros, respetivamente.
A construtora de VE do multimilionário Elon Musk tem atualmente um valor de mercado que supera os 700 mil milhões de euros.
A VinFast é 99% propriedade do homem mais rico do Vietnam, Pham Nhat Vuong, graças às ações mantidas pela sua outra empresa, a Vingroup, e outras entidades comerciais. Com estes resultados, a fortuna do empresário disparou cerca de 35 mil milhões de euros, de acordo com o índice Bloomberg Billionaires.
“Esperamos que a listagem da VinFast inspire e traga maiores oportunidades para as marcas vietnamitas participarem do mercado global”, referiu o CEO da construtora, Thuy Le.
A Vinfast inaugurou em julho uma nova fábrica na Carolina do Norte, que espera usar como base para as vendas nos Estados Unidos. A empresa diz que a instalação pode eventualmente atingir a capacidade de 150.000 veículos por ano.
A construtora também apontou ao Velho Continente e disse que irá entrar na Europa “em breve”.