Adidas quer definir o novo padrão para o trabalho do futuro. Novo edifício desafia o conceito de “escritório”
A conhecida marca de calçado desportivo tem um novo edifício no seu campus, em Portland, nos Estados Unidos, que pretende estabelecer o padrão de como dever ser o espaço de trabalho do futuro.
Reveladas pela ‘FastCompany’, as novas instalações foram concebidas para acolher os designers da marca e para estimular o trabalho criativo. Pautam-se por espaços amplos cujas paredes e teto estão repletos de elementos gráficos, incluindo um padrão que evoca as linhas ziguezagueantes das solas dos ténis.
O edifício é composto por seis andares, coberto por paredes de vidro, e transmite uma noção de “trabalho inacabado”, em que o cimento e a madeira abundam. O espaço foi preenchido com mobiliário na sua maioria com rodas, para facilitar as deslocações, transmitindo às áreas um caráter de permanente mutação.
A par do novo espaço de escritórios, a Adidas criou também, do outro lado de um campo de futebol que intermedeia os dois imóveis, um centro dedicado à atividade física, a que chamou ‘Performance Zone’. Nessas instalações, os trabalhadores da marca podem aceder a dois pisos dedicados à prática desportiva, a um terceiro que disponibiliza um bar de sumos e espaço de trabalho em colaboração e a um terraço.
Os dois novos edifícios começaram a ser projetados há quatro anos, de acordo com a ‘FastCompany’, pelo Studio O+A em colaboração com a LEVER Architecture.