7 em cada 10 empresas identificam problemas financeiros nos clientes como causa de atrasos nos pagamentos
Problemas financeiros dos clientes são a principal causa de atrasos nos pagamentos, afetando 69% das empresas portuguesas. Este problema ultrapassa outras razões, como os atrasos intencionais (51%) e a complexidade dos procedimentos de pagamento (19%).
De acordo com o Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal, realizado pela Crédito y Caución e Iberinform, que contou com a participação de cerca de 300 gestores de empresas de diferentes setores e dimensões, apenas 55% das empresas conseguem operar com prazos de pagamento inferiores aos 60 dias estipulados pelo Decreto-Lei n.º 62/2013.
Além disso, 66% das empresas são obrigadas a aceitar prazos de pagamento mais longos do que o desejado, uma estratégia para manter clientes. Esta situação afeta 29% das empresas nas relações com grandes organizações e 32% nas transações com pequenas e médias empresas.
O setor público também contribui para os atrasos: 18% das empresas que trabalham com administrações públicas enfrentam prazos mais longos. Entre estas, as administrações locais destacam-se pelo pior desempenho, com 11% das empresas a apontarem atrasos superiores ao ideal.
O estudo destaca ainda outras causas para a morosidade nos pagamentos, como a emissão de faturas incorretas (3%) e litígios sobre a qualidade de bens e serviços (2%), mas é a falta de liquidez que se mantém como o principal entrave nas relações comerciais em Portugal.