10 dicas para transformar um chefe num verdadeiro líder

Para que uma empresa cresça é preciso ter um grande líder à frente da equipa, motivando, compreendendo as suas reais necessidades e ajudando os seus colaboradores a prosperar. Mas, na prática, transformar um gestor com conhecimento técnico num líder motivador é algo que precisa de ser trabalhado. Quer saber como transformar gerstores em líderes? Veja as nossas dicas.

1. Esteja atento à realidade. Saber o que os outros acham da nossa liderança pode ser a forma mais rápida de chegar à mudança. Perceber e aceitar o feedback dos que nos rodeiam no local de trabalho vai proporcionar instrumentos valiosos no sentido de se melhorar as capacidades de liderança. Mas tenha cuidado: os seus funcionários não lhe vão dar esse feedback se perceberem que a qualquer momento isso pode ser usado contra eles. Mantenha uma mente aberta

2. Não utilize a sua posição para que as coisas se façam. Se alguém o questionar sobre a forma como algumas tarefas são ou mesmo da sua necessidade, nunca puxe dos galões. Um líder a sério consegue convencer quem com ele trabalha sem precisar de dizer constantemente que é ele quem manda. A sua equipa pode até não concordar sempre consigo, mas vão respeitá-lo se explicar as suas opções de forma racional.

3. Não pense nos seus funcionários como algo que precisa de ser controlado. Dê-lhes espaço para agirem e tomarem decisões. A confiança é um princípio vital para a afirmação de uma liderança. Se não consegue confiar nas pessoas a que entrega determinados trabalhos, duas duas uma: ou contratou a pessoa errada ou não a treinou convenientemente para a tarefa. Evite estar sempre a olhar por cima do ombro das pessoas ou exigir saber o que fazem a cada minuto.

4. Ouça, sempre. Se as pessoas que trabalham consigo estão descontentes, o mais provável é que já lhe tentado dizer. O problema é que pode não ter ouvido ou, pior, não quis ouvir. Ouvir com atenção os colaboradores é uma das principais qualidades de um bom líder e deve ser desenvolvida. Quem ouve com atenção está interessado, demonstra empatia e quer descobrir o que estará por detrás da conversa. Os grandes líderes têm excelentes dotes de comunicação. Sem excepção.

5. Pare de apontar sempre soluções. Muitos chefes chegam a essa posição por serem tecnicamente competentes. Como tal, terão sempre uma opinião sobre como resolver os problemas. Só que ao dar sempre as respostas, não deixam margem de manobra para que os restantes funcionários aprendam e sugiram alternativas potencialmente melhores.

6. Seja sempre construtivo. A comunicação, como já foi dito, distingue os grandes líderes dos medíocres. Tenha cuidado com a forma como coloca as questões. Se der por si prestes a criticar negativamente o trabalho de alguém, pare para pensar e encontre uma forma de fazer passar a mesma mensagem sem ser de forma emocional. Dizer as coisas com calma e de forma construtiva é uma marca dos líderes.

7. Meça o seu sucesso pelo sucesso da sua equipa. O verdadeiro êxito de um líder pode ser medido pelo sucesso da equipa que com ele trabalha. A primeira responsabilidade de alguém que lidera uma equipa é fazer com que ela vença. No momento em que ela tem sucesso, o líder também o tem. Este tipo de abordagem vai ter resultados positivos na produtividade, motivação e satisfação de todos os trabalhadores.

8. Não tome decisões só porque parecem bem. Se quer ser um líder, outra das qualidades a desenvolver é a integridade de tomar as decisões acertadas e não aquelas que vão cair bem junto dos seus superiores. Esta integridade consubstancia-se, ainda, no facto de assumir plenamente essas decisões quando acredita que elas são o melhor para a empresa. Se são ou não do seu interesse pessoal são questões menores.

9. Seja bem-humorado. Ninguém gosta de trabalhar num ambiente que não tem ponta de diversão. As pessoas são mais produtivas quando se estão a divertir naquilo que fazem. Ter sentido de humor e partilhá-lo aumenta o espírito de equipa e leva os seus colaboradores a vê-lo como uma pessoa normal, não apenas o chefe.

10. Dê-se a conhecer. Estar aberto sobre quem você é na realidade ajuda a quebrar barreiras que, regra geral, as hierarquias levantam. Quando os trabalhadores conhecem a pessoa que está por detrás do profissional, começam a construir-se as bases de uma boa liderança: confiança e respeito.

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