«Nas próximas décadas aparecerão novos surtos» de doenças, alerta especialista

O alerta foi lançado esta quinta-feira na reunião entre especialistas e peritos, no Infarmed, em Lisboa.

Simone Silva
Dezembro 3, 2020
12:04

O alerta foi lançado esta quinta-feira na reunião entre especialistas e peritos, no Infarmed, em Lisboa. Fatores como a globalização ou o clima podem ter influência na criação de futuras pandemias, esperando-se que no futuro surjam novos vírus, segundo António Roldão, especialista do do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica.

O responsável defendeu ser «expectável» que eventos nomeadamente uma maior circulação de pessoas a nível global ou as alterações climáticas, que tanto se têm feito sentir nos últimos anos, possam potenciar o surgimento de novos vírus ou surtos virais já conhecidos.

Até ao momento e desde o século XXI já sugiram cerca de 20 surtos, segundo António Roldão, esperando-se que esse número continue a aumentar no futuro. «Nas próximas décadas aparecerão novos surtos» de doenças, sublinhou, nomeando os fatores já mencionados como as principais causas.

Para contrariar essa tendência, o especialista aponta a necessidade de se apostar na produção de vacinas, para que «sejamos proativos em vez de sermos reativos», tornando possível assim acabar com estes eventos que potenciam a criação de vírus como a Covid-19.

Portugal contabilizou ontem mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, o país já registou 4.645 mortes e 303.846 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 75.755 casos, mais 747 do que na terça-feira.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.