A Fundação José Neves (FJN) lança hoje um guia que pretende ajudar as empresas e os gestores a promover o bem-estar dos trabalhadores. Com este guia a fundação do fundador do unicórnio português Farfetch pretende assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.
O “Guia para empresas: como promover o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores?” é dirigido a todas as empresas e gestores que queiram melhorar a sua atividade e garantir o bem-estar e a saúde mental dos seus trabalhadores. Este revela que “investir na saúde mental dos trabalhadores pode ter um retorno económico”, sendo que Europa a falta de saúde mental custa anualmente cerca de 240 mil milhões de euros”.
A FJN sublinha que “não há sucesso empresarial sem saúde mental e bem-estar dos trabalhadores. O maior valor das empresas é o capital humano e as pessoas que aí trabalham. Ambientes de trabalho pouco saudáveis e estimulantes e geradores de stress continuam a ser uma realidade persistente nas empresas o que, consequentemente, diminui a produtividade dos trabalhadores e compromete o sucesso das empresas”, explica a fundação.
Este guia dá exemplos de empresas que podem motivar e inspirar o processo de mudança, como a Accenture, Bial, EDP, Farfetch, Galp ou REN,e mostra que investir na saúde mental dos trabalhadores compensa.
“A aposta crescente no desenvolvimento pessoal, bem-estar a saúde mental dos portugueses, que está inscrita na missão da Fundação José Neves. Queremos chegar a cada vez mais portugueses. Fazemo-lo através da App 29k FJN e de conteúdos práticos que impactem os diversos setores da sociedade, nomeadamente as famílias, os adultos e os jovens, as escolas, os professores e os encarregados de educação, as empresas e os gestores, mas também os agentes decisores nacionais”, explica Carlos Oliveira, Presidente Executivo da FJN.














