O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou na terça-feira o muro que está a ser construído na fronteira sul do Arizona, e que atingiu o marco dos 320 quilómetros, representando, para o responsável, um exemplo do excelente trabalho desenvolvido pelo seu governo, avança a ‘Fox News’.
«O meu governo fez mais do que qualquer outro na história (dos Estados Unidos) para proteger a nossa fronteira sul, que nunca foi tão segura», disse Trump aos jornalistas ainda antes de percorrer o muro que já foi construído.
Na visita ao muro, o responsável juntou-se a altos funcionários, nomeadamente o comissário interino de Alfândega e Protecção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), Mark Morgan, bem como o secretário interino de Segurança Interna, Chad Wolf. Mais tarde, Trump assinou parte do muro.
O actual presidente norte-americano prometeu vezes sem conta durante a sua campanha de 2016 que iria «construir um grande muro na nossa fronteira sul e ter o México a pagar por esse muro», com o objectivo de evitar a entrada de imigrantes ilegais e substâncias ilícitas no país.
Contudo, o esforço para construí-lo acabou por ser afectado por várias questões políticas, legais e de financiamento, conduzindo até à paralisação do governo no ano passado. Ainda assim, depois de vencer uma batalha judicial para retomar o financiamento do Pentágono, a construção voltou a acelerar este ano.
Trump prometeu atingir os 725 quilómetros de construção até ao final deste ano, mas ainda não se sabe se esse objectivo será cumprido com sucesso.
«Temos de saber quem é que está a atravessar as nossas fronteiras e ser capazes de o defender. Em cada novo quilómetro, a nossa capacidade operacional aumenta», disse Mark Morgan.









