Mercadona confirma que vai apostar na expansão da cadeia no Centro do país

A retalhista espanhola Mercadona, que conta atualmente com 39 lojas em Portugal, continua a reforçar a sua presença em direção ao Sul do país, mas confirma que a aposta passa por apostar na expansão no Centro de Portugal.

André Manuel Mendes
Março 14, 2023
13:56

A retalhista espanhola Mercadona, que conta atualmente com 39 lojas em Portugal, continua a reforçar a sua presença em direção ao Sul do país, mas confirma que a aposta passa por apostar na expansão no Centro de Portugal.

Durante a apresentação dos resultados, onde a cadeia espanhola registou em 2022 vendas de 737 milhões de euros em Portugal, mais 77,6% face a 2021, e um prejuízo de 50 milhões, Juan Roig, CEO da Mercadona, admitiu que a “grande expansão será no centro de Portugal”, de acordo com o ‘Público’.

A Mercadona prevê investir 1.100 milhões em 2023 para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação, sendo que, desse total, 280 milhões se destinam a Portugal, explica a empresa em comunicado.

Este investimento destina-se principalmente à abertura de novos supermercados e para a construção, reforma e ampliação dos seus blocos logísticos. Recorde-se que a empresa está a construir aquele que será o segundo bloco logístico da Mercadona em Portugal e o maior de toda a cadeia, em Almeirim.

Com este investimento, a retalhista espanhola vai também criar mais de 1.000 empregos “estáveis ​​e de qualidade” em 2023, entre Portugal e Espanha.

Ao longo de 2022, a Mercadona diz ter criado mais de 3.000 novos postos de trabalho, dos quais 1.000 em Portugal, tendo fechado o ano com uma equipa de 99.000 pessoas, “todas com contrato efetivo”.

A retalhista espanhola vai ainda abrir um novo centro logístico em Portugal durante este ano, que representará um investimento de 200 milhões de euros, revela a mesma fonte.

A Mercadona registou um prejuízo de 50 milhões de euros em Portugal, que compara com 64 milhões de euros negativos no ano anterior, mas espera atingir o break even, ou seja, não registar prejuízo.

Também em 2022, tanto Juan Roig como a vice-presidente da Mercadona, Hortensia Herrero, decidiram reinvestir uma parte significativa dos dividendos da sua participação na empresa para a sociedade. No total, ambos destinaram 80 milhões de euros do seu património pessoal a diferentes iniciativas na área do Empreendedorismo, Formação, Desporto, Entretenimento, Arte e Cultura, que canalizaram através do Projeto Legado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.