A Savills Portugal, empresa de consultoria imobiliária, divulgou esta quinta-feira dados sobre o mercado de investimento imobiliário comercial onde refere que registou, no primeiro semestre de 2022, um volume de investimento de 600 milhões de euros. Este número fica 19% acima do registado no período homólogo de 2021.
Os resultados alcançados foram principalmente impulsionados pelos segmentos de Logística e Hotéis, que representaram 65% do volume de investimento. Aquila Capital, Bedrock Capital Partners e Square Asset Management fazem parte do grupo de investidores que adquiriram ativos logísticos neste primeiro semestre e, no segmento de hotéis, foram fechadas 8 transações num montante total de 197 milhões de euros, com a venda do Hotel Pestana Blue Alvor à Azora European Hotel & Lodging Fund a constituir a maior transação no valor de 75 milhões de euros.
“O primeiro semestre de 2022 ficou marcado por uma evolução a duas velocidades. No primeiro trimestre, verificou-se um incremento do consumo pós-pandemia. Com o conflito na Ucrânia iniciado em fevereiro, os forecast de crescimento económico sofreram alterações. A subida da inflação, alavancada por fatores externos, veio alterar as regras do jogo no segundo trimestre, levando o BCE a aumentar as taxas de juro de referência com o objetivo de moderar o consumo e incentivar a poupança dos europeus”, explica a Savills em comunicado.
Especificamente no segundo trimestre de 2022, o volume de investimento deste mercado foi de 391 milhões de euros, 62% acima do mesmo período de 2021 e após a quebra de 21% registada no primeiro trimestre.
Os dados mostram que o investimento estrangeiro continua a ser dominante no mercado nacional de investimento imobiliário com 77% de market share e os capita é proveniente de países como Espanha, Alemanha, Suíça e China.
“A confiança dos investidores em relação às perspetivas económicas atuais irá influenciar a dinâmica do mercado. Contudo, os dois últimos trimestres de 2022 vão elevar o volume de investimento por via da conclusão da venda de portfólios e ativos de peso. O mercado de investimento nacional continua a beneficiar dos fortes fundamentos de mercado que sustentam uma procura ativa alavancada por elevados níveis de liquidez. Os setores mais atrativos para os investidores continuarão a ser escritórios, logística, hotéis e o setor living”, conclui Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal.














