Mercado imobiliário comercial regista volume de investimento de 600 milhões de euros

A Savills Portugal divulgou esta quinta-feira dados sobre o mercado de investimento imobiliário comercial onde refere que registou, no primeiro semestre de 2022, um volume de investimento de 600 milhões de euros.

Mariana da Silva Godinho
Agosto 25, 2022
10:43

A Savills Portugal, empresa de consultoria imobiliária, divulgou esta quinta-feira dados sobre o mercado de investimento imobiliário comercial onde refere que registou, no primeiro semestre de 2022, um volume de investimento de 600 milhões de euros. Este número fica 19% acima do registado no período homólogo de 2021.

Os resultados alcançados foram principalmente impulsionados pelos segmentos de Logística e Hotéis, que representaram 65% do volume de investimento. Aquila Capital, Bedrock Capital Partners e Square Asset Management fazem parte do grupo de investidores que adquiriram ativos logísticos neste primeiro semestre e, no segmento de hotéis, foram fechadas 8 transações num montante total de 197 milhões de euros, com a venda do Hotel Pestana Blue Alvor à Azora European Hotel & Lodging Fund a constituir a maior transação no valor de 75 milhões de euros.

“O primeiro semestre de 2022 ficou marcado por uma evolução a duas velocidades. No primeiro trimestre, verificou-se um incremento do consumo pós-pandemia. Com o conflito na Ucrânia iniciado em fevereiro, os forecast de crescimento económico sofreram alterações. A subida da inflação, alavancada por fatores externos, veio alterar as regras do jogo no segundo trimestre, levando o BCE a aumentar as taxas de juro de referência com o objetivo de moderar o consumo e incentivar a poupança dos europeus”, explica a Savills em comunicado.

Especificamente no segundo trimestre de 2022, o volume de investimento deste mercado foi de 391 milhões de euros, 62% acima do mesmo período de 2021 e após a quebra de 21% registada no primeiro trimestre.

Os dados mostram que o investimento estrangeiro continua a ser dominante no mercado nacional de investimento imobiliário com 77% de market share e os capita é proveniente de países como Espanha, Alemanha, Suíça e China.

“A confiança dos investidores em relação às perspetivas económicas atuais irá influenciar a dinâmica do mercado. Contudo, os dois últimos trimestres de 2022 vão elevar o volume de investimento por via da conclusão da venda de portfólios e ativos de peso. O mercado de investimento nacional continua a beneficiar dos fortes fundamentos de mercado que sustentam uma procura ativa alavancada por elevados níveis de liquidez. Os setores mais atrativos para os investidores continuarão a ser escritórios, logística, hotéis e o setor living”, conclui Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.