Mau tempo: Treze distritos sob aviso laranja devido a agitação marítima e neve

Treze distritos de Portugal continental estão atualmente sob aviso laranja – o segundo mais grave – por causa da agitação marítima e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 7, 2026
3:21

Treze distritos de Portugal continental estão atualmente sob aviso laranja – o segundo mais grave – por causa da agitação marítima e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso laranja até às 12:00, face à previsão de ondas que podem atingir 12 a 13 metros de altura máxima.


O mesmo alerta estará em vigor até às 06:00 de domingo nos distritos de Aveiro, Leiria e Coimbra, enquanto nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro o aviso laranja irá durar até às 09:00 de domingo.


Por outro lado, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real estão sob aviso laranja até às 06:00 de hoje, devido à possível queda de neve acima dos 800 metros de altura, que se poderá acumular até 20 centímetros em zonas situadas a mais de 1.200 metros de altura.


No caso dos distritos de Guarda e Castelo Branco, o aviso laranja estará em vigor até às 00:00 de domingo, face à possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros de altura, com acumulação superior a 25 centímetros em zonas situadas a mais de 1.400 metros de altura.


O IPMA alertou que a acumulação de neve a possível formação de gelo poderá causar “perturbação moderada”, incluindo vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.


O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Os distritos de Bragança, Porto, Aveiro e Viseu estão sob aviso amarelo até às 06:00 de hoje devido à possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altura, que, no caso de Bragança, poderá acumular até 20 centímetros acima dos mil metros de altura.


A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 00:00 de domingo devido à agitação marítima, sendo esperadas ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.


Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.


A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.


As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.


O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.


A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.



VQ (SO/DMC) // VQ

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.