A Câmara de Batalha, distrito de Leiria, anunciou hoje a criação de um Gabinete de Apoio Psicológico, em parceria com um grupo de voluntários com competência na área da Psicologia e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).
O gabinete irá “prestar primeiros socorros psicológicos e auxílio na dor, e promover a escuta ativa”, e destina-se a todas as pessoas do concelho que foram vítimas da depressão Kristin.
“Queremos continuar a apoiar da melhor forma os nossos munícipes e, por isso, não podemos descurar a sua saúde mental, sobretudo neste momento mais frágil e vulnerável em que vivemos” justificou a vereadora Célia Ferreira.
Segundo a vereadora, esta ajuda é possível graças à disponibilidade “de um grupo de voluntários com competências em Psicologia, com o conhecimento e a proximidade dos profissionais de saúde da UCC, e ainda com o auxílio de profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que disponibiliza uma bolsa de voluntários para este efeito”.
Para receberem este apoio gratuito, os interessados devem ligar para a Câmara Municipal (244769110) ou para a UCC da Batalha (244769922) e, posteriormente, serão contactados para o agendamento da consulta.
Os psicólogos ou profissionais com especialização em Psicologia que pretendam prestar auxílio voluntário neste gabinete poderão contactar o município.
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.












