Marrocos encontrou, perto da costa das Ilhas Canárias, um depósito de petróleo bruto com potencial de extração de cerca de 1.000 milhões de barris, que, aos atuais preços do petróleo, corresponde a cerca de 110.000 milhões de dólares (cerca de 100.000 milhões de euros).
Tendo em conta que o PIB do país foi de 112.900 milhões de dólares em 2020 (cerca de 104.000 milhões de euros), a descoberta ‘offshore’ da empresa britânica Europa Oil & Gas é quase equivalente ao valor do PIB desse ano, explica o site ‘Cotizalia’.
O petróleo descoberto encontra-se numa área de 11.228 quilómetros quadrados localizada no meio do Oceano Atlântico, perto da cidade de Agadir, a 200 quilómetros das Ilhas Canárias de La Graciosa e Lanzarote.
Apesar de ter sido noticiada numa altura em que as relações comerciais entre Espanha e Marrocos estão em tentativas de normalização, a forma como a descoberta foi comunicada não foi “transparente”, explica o site, pois apenas ficou conhecida através dos resultados da empresa britânica, que tem uma participação de 75% no projeto.














