Lendário investidor passa o controlo do império de 23 mil milhões de euros ao filho de 37 anos

George Soros, o lendário investidor e filantropo e alvo da direita vai passar o controlo do seu império de 25 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) ao seu filho mais novo – Alexander Soros.

Executive Digest
Junho 12, 2023
15:17

George Soros, o lendário investidor e filantropo e alvo da direita vai passar o controlo do seu império de 25 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) ao seu filho mais novo – Alexander Soros.

Na sua primeira entrevista depois de assumir as rédeas dos negócios de família, Alex, como quer ser chamado, disse ao ‘The Wall Street Journal’ que pensa da mesma forma que o pai, principalmente no que respeita aos direitos de voto e aborto, a igualdade de género, ou ainda a política de esquerda que o define.

No entanto, Alex define-se como “mais político”, tendo recentemente reunido com funcionários do governo Biden, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer e chefes de estado, incluindo o presidente do Brasil, Lula da Silva, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para defender questões relacionadas com a fundação da família, a Open Society Foundations (OSF), que direciona mais de mil milhões de euros por ano para grupos como os que apoiam os direitos humanos em todo o mundo.

Muitos acreditavam que George Soros, de 92 anos, não iria abdicar do lugar enquanto fosse vivo, tendo dito inclusive numa entrevista que “não queria que a fundação fosse assumida por um dos meus filhos, por uma questão de princípio”.

Durante anos, pessoas próximas a George Soros acreditaram que o meio-irmão mais velho de Alex, Jonathan Soros, 52, um advogado com formação em finanças, seria o sucessor.

No entanto, foi Alex que conquistou a confiança do pai substituindo-o nas viagens aos escritórios da empresa em todo o mundo.

Foi em dezembro passado que o Conselho da OSF elegeu Alex como Presidente, substituindo o seu pai, e o jovem empresário é também o único membro da família no comité de investimentos que supervisiona a Soros Fund Management, a empresa que supervisiona o dinheiro da fundação e da família.

George Soros construiu sua fortuna nas décadas de 1970 e 1980 como um gestor pioneiro de hedge funds que fazia apostas em mercados globais de ações, títulos e câmbio com base nas suas previsões de mudanças económicas e políticas.

De acordo com o ‘The Wall Street Journal’, o que diferenciava George era sua capacidade de mudar a direção dos investimentos e “sair deles com a mente aberta quando essa convicção diminuía”.

George Soros nasceu na Hungria e retirou a sua fundação do país em 2018, depois de se ter tornado alvo do primeiro-ministro Viktor Orban.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.