ISEG convida Marcelo Rebelo de Sousa para discutir o futuro da educação

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management vai promover o evento “Educar 2040: o que fica, o que muda, o que importa”, uma iniciativa que convida a sociedade a refletir sobre os grandes desafios da Educação num contexto de acelerada transformação tecnológica e social.

André Manuel Mendes
Fevereiro 4, 2026
17:10

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management vai promover o evento “Educar 2040: o que fica, o que muda, o que importa”, uma iniciativa que convida a sociedade a refletir sobre os grandes desafios da Educação num contexto de acelerada transformação tecnológica e social.

A sessão, no próximo dia 12 de fevereiro, terá lugar no Auditório CGD (Edifício Quelhas), a partir das 17h30, e contará com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando a centralidade da Educação enquanto pilar estruturante da democracia e do desenvolvimento do país.

A abertura estará a cargo de João Duque, Presidente do ISEG, e de Rita Ávila de Melo, Diretora do Externato O Lar da Criança, parceiro da iniciativa, seguindo-se a intervenção do Chefe de Estado.

O painel central, subordinado ao tema “Entre o gesto e o algoritmo”, reunirá Arlindo Oliveira, professor emérito do IST e especialista em Inteligência Artificial, Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor clínico do PIN Lisboa, Maria Corrêa, psicóloga clínica, e Marta Pinto, investigadora e consultora em Inteligência Artificial. A moderação ficará a cargo da jornalista Catarina Marques (SIC).

Ao longo do debate serão abordadas questões como os novos alicerces para a formação das próximas gerações, o papel da emoção e do erro no processo de aprendizagem, o impacto da Inteligência Artificial na relação professor-aluno, o equilíbrio entre o digital e o analógico e a escola enquanto espaço de cidadania.

“Num tempo em que o conhecimento é ilimitado e a tecnologia redefine práticas educativas, é urgente debater o que permanece essencial no acto de ensinar e aprender. O ISEG quer ser espaço de pensamento crítico que une visões diversas em torno da educação do futuro.” refere João Duque, Presidente do ISEG.

Como parceira institucional, Rita Ávila de Melo, Diretora do Externato O Lar da Criança, destaca: “A educação do futuro não pode abdicar da sua essência humana. Entre algoritmos e robôs, estou convicta de que é fundamental preservar a escola como lugar de valores, de presença e de construção de identidade.”

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.