Irritar um polícia pode passar a ser crime (com direito a prisão)

Até um ano de prisão e uma multa de cinco mil dólares são as consequências que qualquer pessoa poderá enfrentar caso irrite um polícia em Nova Iorque.

Filipa Almeida
Novembro 14, 2019
13:21

Até um ano de prisão e uma multa de cinco mil dólares (aproximadamente 4,5 mil euros) são as consequências que qualquer pessoa poderá enfrentar caso irrite um polícia em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Mas, atenção, a possibilidade está a ser discutida somente no Condado de Monroe.

Uma proposta aprovada pelo condado indica que qualquer pessoa que irrite, alarme ou ameace a segurança pessoal de um agente da autoridade ou profissional de emergência médica poderá ser castigado. Actos como estes passam a ser considerados crime. De acordo com o The Independent, contaram-se 17 votos a favor e 10 contra a proposta, que ainda terá de receber luz verde das instâncias superiores.

Organizações dedicadas aos direitos civis alertam, contudo, que a nova lei poderá ter um impacto negativo na forma como a polícia, bombeiros ou paramédicos interagem com os cidadãos. «Membros da comunidade têm todo o direito de desafiar agentes da polícia, em particular aqueles que recorrem a comportamentos desnecessários», afirma Iman Abid, porta-voz da New York Civil Liberties Union, em declarações à Associated Press.

O mesmo porta-voz indica que, numa altura em que é necessária maior responsabilização por parte da polícia, esta lei representa um passo atrás.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.