A Iberdrola anunciou que concluiu a primeira fase de obras no seu parque eólico offshore de Saint-Brieuc, com a instalação de 65% das estacas e 40% das plataformas eólicas offshore da unidade. Este projeto representa um investimento global de cerca de 2,5 mil milhões de euros da energética.
O parque eólico offshore de Saint-Brieuc é o primeiro grande parque eólico offshore do grupo Iberdrola na França e o quarto desta tecnologia em operação da empresa. Localizado a cerca de 16 quilómetros da costa, terá uma área de 75 quilómetros quadrados, terá quase 500 MW de capacidade, e vai gerar energia limpa suficiente para dar resposta ao consumo de eletricidade de 835 mil pessoas, quando entrar em operação ainda este ano.
Este projeto mostra o compromisso da Iberdrola com o mercado francês, onde a empresa pretende investir 4 mil milhões de euros até 2025, principalmente em projetos renováveis.
Depois desta primeira fase concluída, a empresa explica que durante o mês de janeiro, o projeto continuará com a instalação da cablagem entre aerogeradores, dependendo das condições climáticas. Em meados de janeiro de 2023 está previsto o início dos trabalhos de colocação do cabo de interligação do parque eólico, sendo que, no total, serão comissionados 90 quilómetros de cabos de interligação em corrente alternada de alta tensão de 66 kV.
Os trabalhos de perfuração e instalação de estacas serão retomados no primeiro trimestre, quando será iniciada a ancoragem das 66 estacas restantes. Assim, no segundo semestre serão retomadas as obras das plataformas eólicas offshore e iniciada a montagem dos aerogeradores.
Após a sua conclusão, esta unidade junta-se aos outros três parques eólicos offshore da Iberdrola de West of Duddon Sands, localizada no Mar da Irlanda; Wikinger, no Mar Báltico; e East Anglia ONE, um dos maiores empreendimentos eólicos offshore do mundo, localizado no sul do Mar do Norte.





