IA, mas não vai

Opinião de Pedro Alvito, Professor de Política de Empresa na AESE Business School

Pedro AlvitoPedro AlvitoProfessor de Política de Empresa na AESE Business SchoolVer todos os artigos
Pedro Alvito
Pedro AlvitoProfessor de Política de Empresa na AESE Business SchoolSetembro 29, 2026 12:24

Por Pedro Alvito, Professor de Política de Empresa na AESE Business School

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“Se tivesse perguntado às pessoas o que queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.” Henry Ford (1863-1947), empreendedor americano que fundou a Ford Motor Company, proferiu esta frase que sempre me causou desconforto pela obviedade da mesma e pela verdade que encerra. De facto, numa época em que só se andava a cavalo, a resposta das pessoas é óbvia porque simplesmente não conheciam mais nada. A visão do desconhecido não está destinada a todos, dirão alguns. É muito difícil saber “como” inovar, principalmente quando essa mudança é disruptiva, face àquilo que todos conhecemos e estamos habituados a vivenciar. E o automóvel é um bom exemplo disso: encontrar algo que nos faça movimentar de forma mais rápida do que o cavalo. Faz parte da essência do homem querer ir sempre mais rápido, mais alto, mais forte (Citius, Altius, Fortius). Tudo se quer alcançar e o sonho é mesmo o impossível (dirão alguns): acabar com a morte, acabar com a limitação do corpo com o teletransporte e a busca incessante do Homem para que se torne ele próprio num deus.

O problema básico e filosófico é que se isto tudo acontecesse o mundo seria um local impróprio para viver e, lamento informar, ninguém seria de facto deus, porque a existência de vários deuses leva sempre à conclusão de que tem de haver alguém acima deles e, portanto, deixam de o ser. Tudo isto explica um pouco a ânsia do homem pelo domínio e controlo dos outros e pela glória que sempre se revela efémera.

Toda esta introdução visa explicar o que para mim tem sido assistir a esta discussão inimaginável sobre os perigos da IA, com alguns a temer que a própria possa destruir a humanidade, não por desígnio humano, mas por “vontade” própria. Lembro aqui, com algum sorriso envergonhado, o filme “Parque Jurássico” e todas as suas sequelas, em que o homem cria algo que ele julga estar controlado, mas que no fim rompe todas as barreiras impostas e a obra torna-se incontrolável.  Talvez Steven Spielberg esteja já a pensar no tema da IA para um próximo filme.

Deixando-me de brincadeiras, até porque o assunto é sério, este problema merece ser estudado e bem avaliado. A pretensão de que está tudo bem, de que não há problema e de que isto tudo não passa de fantasia, bastando para tal que haja um presidente com elevado QI para o controlar; e, por outro lado, a posição de que o mundo vai acabar, tal qual a extinção dos dinossauros, são extremos que, não podendo ser postos de lado como hipóteses (tirando a do QI), devem ser muito bem analisadas. Tempo? Se assim o entenderem as elites temos todo o tempo do mundo para analisar o problema, porque se vivemos tanto tempo sem IA não vamos agora “morrer” só porque teremos que criar espaços e restrições para que a análise seja o mais completa possível. O perigo existe e é real, não adianta negá-lo. Tudo o que o homem criou pode ser usado para o bem e para o mal. E tendo o homem criado a IA, como sendo um ser “superinteligente” e “super curioso”, então o perigo de se tornar o tal deus que tem em si o bem e o mal e que os usa discricionariamente, e – pior do que tudo – sem qualquer noção ética, responsabilidade social ou consciência de humanidade é assustador. O problema aqui é que a “vontade” e decisão deixa de depender do homem criador para pertencer ao “ser” criado. É caso para exigir: IA, mas não vai!

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.