Ninguém duvida do potencial transformador da Inteligência Artificial (IA), mas um caso recente demonstra que o sucesso com estas ferramentas depende de saber como utilizá-las corretamente.
Em 2023, um utilizador decidiu testar o ChatGPT e deu à IA 100 euros virtuais com a única instrução: “Ganhe o máximo de dinheiro possível no menor espaço de tempo, sem fazer nada ilegal ou trabalho físico”. A IA orientou-o a investir 10 euros num domínio de um site, 5 euros em hospedagem e os 85 euros restantes em design e conteúdo. O resultado foi a criação do portal de produtos sustentáveis Green Gadget Guru, baseado num modelo de afiliados, conta o ‘elEconomista’.
O site promovia itens ecológicos, como palhinhas de metal reutilizáveis, e rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, gerando receitas superiores a 1.000 euros em poucos dias. A repercussão permitiu que a Green Gadget Guru fosse avaliada em cerca de 25 mil euros, mesmo sem oferecer produtos reais.
No entanto, a ausência de um negócio físico levou investidores a questionarem a legitimidade do projeto, que fechou em poucos meses.














