Grupo DHL integrou mais de 30 mil refugiados no mercado de trabalho em dez anos

O Grupo DHL integrou mais de 30.000 refugiados no mercado de trabalho desde 2015, tornando-se um dos maiores empregadores de refugiados a nível mundial.

André Manuel Mendes
Junho 23, 2025
11:24

O Grupo DHL integrou mais de 30.000 refugiados no mercado de trabalho desde 2015, tornando-se um dos maiores empregadores de refugiados a nível mundial.

Ao longo da última década, a empresa ofereceu não só contratos de trabalho permanentes, mas também estágios e oportunidades de formação profissional, com cerca de 350 refugiados a completarem programas de aprendizagem no seio do grupo.

Os colaboradores integrados são, na sua maioria, oriundos da Síria, Afeganistão e Ucrânia, desempenhando funções operacionais como triagem e entrega de correio e encomendas. No entanto, muitos evoluíram para funções para as quais tinham formação prévia ou progrediram internamente até posições de chefia.

“Permitir que os refugiados com autorização de trabalho entrem rapidamente no mercado de trabalho não é apenas um pré-requisito para a integração social, é também do interesse da própria economia, uma vez que pode aliviar a carga sobre os sistemas sociais e mitigar os efeitos da mudança demográfica. Estamos, por isso, orgulhosos de liderar o caminho nesta área e de ter oferecido a mais refugiados uma entrada no mercado de trabalho do que qualquer outra empresa”, afirma Thomas Ogilvie, Chief Human Resources Officer e Diretor do Trabalho do Grupo DHL.

Para facilitar a integração, a DHL aposta em cursos de línguas, formação para candidaturas, programas de mentoria e estágios. A empresa desenvolveu ainda uma aplicação de aprendizagem de idiomas com vocabulário específico para contextos profissionais e simulação de interações com clientes.

A colaboração com entidades como a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Agência Federal de Emprego na Alemanha é central na estratégia de integração. Ricarda Brandts, presidente da ACNUR, elogia o compromisso da empresa: “O Grupo DHL demonstra de forma impressionante como as empresas podem assumir responsabilidade social e criar oportunidades concretas”.

Com cerca de 600.000 funcionários em todo o mundo – 210.000 dos quais na Alemanha –, a DHL conta também com o envolvimento direto de 18.000 colaboradores em iniciativas de integração, desde tutoria a apoio na procura de alojamento.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.