Grupo de escolas de elite britânico já investiu mais de 300 milhões de euros em Portugal

O grupo Inspired Education já investiu mais de 300 milhões de euros em Portugal desde que entrou no mercado nacional, em 2018, e tem atualmente novos projetos avaliados em mais de 39 milhões de euros em curso.

André Manuel Mendes
Outubro 31, 2025
10:00

O grupo Inspired Education já investiu mais de 300 milhões de euros em Portugal desde que entrou no mercado nacional, em 2018, e tem atualmente novos projetos avaliados em mais de 39 milhões de euros em curso.

A expansão mais recente é o King’s College School Cascais, um campus inaugurado este ano que representa um investimento de 75 milhões de euros — o maior alguma vez realizado numa escola no país.

A primeira aposta do grupo em Portugal foi a integração do PaRK International School, seguida do St. Peter’s International School e do Colégio Internacional de Vilamoura, cujo projeto de expansão arrancou em 2024.

O novo campus do King’s College, em Cascais, reforça esta estratégia e distingue-se pelas suas infraestruturas de padrão internacional, que incluem campos desportivos, piscina interior de 25 metros, auditório com 300 lugares, laboratórios especializados e um programa de internato a partir dos 13 anos.

Atualmente, os colégios Inspired em Portugal acolhem 5.710 alunos, um número que demonstra a crescente procura por uma educação internacional no país. Para responder a esta procura, o grupo reforçou a equipa docente, contando agora com 479 professores — mais de um terço com formação e experiência internacional — e 321 colaboradores não docentes. A diversidade cultural é também um traço marcante: os colégios acolhem estudantes de 47 nacionalidades, embora a maioria seja portuguesa.

“O nosso compromisso passa por oferecer em Portugal uma educação de padrão internacional, com metodologias inovadoras e infraestruturas de excelência. O que nos diferencia é a nossa capacidade de investimento contínuo, que se traduz também no recrutamento de professores provenientes dos melhores colégios internacionais do mundo, cuja experiência se combina com a essência da equipa Inspired, que integra as melhores práticas educativas de 28 países. Esta sinergia reflete-se em resultados académicos excelentes e numa experiência de aprendizagem verdadeiramente internacional”, acrescenta John Leitão.

Segundo o responsável, este modelo de ensino, que combina excelência académica, desporto e artes criativas e performativas, tem vindo a atrair cada vez mais famílias portuguesas. “Estamos a formar pessoas capazes de competir e de se destacar num contexto internacional”, acrescenta.

Os resultados académicos refletem essa aposta: 90% dos alunos são colocados na sua primeira opção universitária, sendo que um em cada três ingressa em instituições do Russell Group ou da Ivy League. Muitos outros optam por universidades nacionais de referência, em áreas como Engenharia, Economia ou Medicina.

Com sede em Londres, o Inspired Education Group conta com 121 colégios em todo o mundo, oferecendo uma educação premium baseada em três pilares — excelência académica, desporto e artes criativas e performativas. As escolas do grupo destacam-se ainda pelo uso de tecnologia educativa de ponta, incluindo inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D, e pela forte rede internacional de intercâmbios e programas de verão e inverno que ligam alunos de 28 países.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.