Greenvolt vende dois projetos de armazenamento de energia na Polónia à canadiana Northland Power

A Greenvolt, através da Greenvolt Power, concluiu a venda de dois projetos de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) na Polónia, com uma capacidade total de 300 MW / 1,2 GWh, à canadiana Northland Power.

André Manuel Mendes
Novembro 21, 2025
15:00

A Greenvolt, através da Greenvolt Power, concluiu a venda de dois projetos de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) na Polónia, com uma capacidade total de 300 MW / 1,2 GWh, à canadiana Northland Power.

Os ativos, já em fase de ready-to-build, representam um dos maiores avanços no segmento de armazenamento de energia em grande escala no mercado polaco.

Os projetos — Mieczysławów (200 MW / 800 MWh) e Kamionka (100 MW / 400 MWh) — localizam-se no oeste da Polónia e foram concebidos para garantir quatro horas de armazenamento. Ambos contam com contratos de capacidade de 17 anos, indexados à inflação, e têm início de construção previsto para 2026. Quando entrarem em operação, serão dos primeiros BESS de grande escala no país.

A transação enquadra-se na estratégia de rotação de ativos da Greenvolt, que prevê a alienação de 70% a 80% dos projetos desenvolvidos internamente, mantendo em carteira os restantes 20% a 30%. O modelo, explica a empresa, permite uma utilização mais eficiente do capital e acelera o desenvolvimento de novos projetos solares, eólicos e de armazenamento na Europa, América do Norte e Ásia.

“Este acordo demonstra a capacidade da Greenvolt para desenvolver e levar ao mercado projetos de grande escala, nomeadamente no armazenamento em baterias. Temos um pipeline estrategicamente localizado que está a atrair forte interesse do mercado, permitindo-nos executar a nossa estratégia de rotação de ativos, reciclar capital e acelerar a implementação de projetos de energia limpa”, afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

Para a Northland Power, a aquisição reforça a sua presença num mercado considerado estratégico e acompanha a transformação do sistema energético polaco, que avança para uma matriz cada vez mais renovável.

“Esta aquisição representa um marco importante no avanço da transformação energética da Polónia e na expansão do portefólio da Northland num mercado estratégico. O armazenamento em baterias é essencial para garantir um sistema energético fiável e de baixo carbono, e estes projetos alinham-se plenamente com as nossas ambições de crescimento”, adiantou Christine Healy, Presidente e CEO da Northland Power.

A Polónia prepara-se para um forte aumento da capacidade solar e eólica até 2050, acentuando a necessidade de soluções de armazenamento de grande escala que assegurem a estabilidade da rede.

“Projetos como Mieczysławów e Kamionka respondem diretamente às necessidades crescentes do sistema polaco, reforçando a segurança, flexibilidade e estabilidade da rede. O forte interesse do mercado por estes ativos sublinha a maturidade e diferenciação estratégica do nosso pipeline”, afirmou Radek Nowak, CEO da Greenvolt Power.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.