Um dos ex-fundadores do Livre, Ricardo Alves, considerou que a deputada única do partido, Joacine Katar Moreira, «é a causa e a consequência desta estratégia, desta mudança de rumo» com a qual diz não se identificar.
Ao “Diário de Notícias” (DN), recuou a Março/Abril, altura em que decorreu o processo de eleições primárias que resultaram na escolha de Joacine, mas também a discussão do programa do partido e das suas prioridades para a campanha eleitoral. «Houve pessoas que não ficaram satisfeitas com o rumo que as coisas tomaram», disse. «Tem a ver com aquilo a que chamo política de identidade, esta maneira de fazer política em que se faz apelo ao facto de a Joacine ser mulher e ser negra, como se eleger uma mulher negra resolvesse os problemas dos negros nas periferias de Lisboa», explicou.
Sublinhou ainda que estas divergências tiveram como principal foco a questão das quotas étnico-raciais, proposta que teve o seu voto contra, mas que acabou por integrar o programa eleitoral do Livre. «Isto significa que as pessoas são recrutadas por uma quota racial, o que implica que o Estado define quem é que pertence a essa quota. Isto para mim é inconcebível. Para algumas pessoas não é», acredita o antigo militante.
O Livre sempre foi um «partido de esquerda, feminista e anti racista», defendeu, acrescentando que estas questões assumiram a primeira linha da orientação estratégica do partido, deixando para segundo plano a «ecologia, o europeísmo, os direitos laborais», desde sempre traves mestras do partido, agora «relegadas para segundo plano».
Sobre Joacine Katar Moreira, que nos últimos dias tem estado envolvida em várias polémicas com a direcção do Livre, não consegue antecipar «o que vai sair daqui», salientando que «todos os dias há casos que acabam por distrair do essencial».
Ricardo Alves, recorde-se, ajudou a fundar o partido em 2013/2014 e saiu do Livre no dia das últimas legislativas.
Na terça-feira, outro fundador do Livre, Miguel Dias, anunciou na rede social Twitter a sua saída do partido.
https://twitter.com/NovoCapitulo/status/1199256382379298816














