Fabricante chinês de carros elétricos Nio espera lucros pela primeira vez

– O fabricante de veículos elétricos Nio, considerado um dos principais rivais chineses da Tesla, anunciou hoje que esperava ter lucros, pela primeira vez na história da empresa.

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 6, 2026
6:32

O fabricante de veículos elétricos Nio, considerado um dos principais rivais chineses da Tesla, anunciou hoje que esperava ter lucros, pela primeira vez na história da empresa.


Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotado, o fabricante automóvel indicou que o lucro do quarto trimestre deverá situar-se entre 200 e 700 milhões de yuan (entre 24 e 86 milhões de euros).


A Nio apresentou ainda uma métrica alternativa e ajustada que elevaria o resultado positivo para cerca de 1,2 mil milhões de yuan (147 milhões de euros), o que contrastaria com perdas de cerca de 5,54 mil milhões de yuan (677 milhões de euros) no mesmo período de 2024.


A empresa atribui a evolução ao crescimento das vendas — que aumentaram quase 72% em termos homólogos no quarto trimestre, para cerca de 125 mil veículos –, à otimização das margens e às iniciativas para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.


Em todo o caso, não se espera que a empresa publique os resultados finais auditados antes de março.


Após a divulgação da notícia, as ações da Nio em Hong Kong subiram 7,22% durante a sessão da manhã.


Existem cerca de 50 empresas que fabricam veículos elétricos na China, o maior mercado mundial, mas apenas um punhado delas — como a BYD, a Xiaomi ou a Leapmotor — conseguiram apresentar lucros, uma meta cada vez mais difícil devido ao excesso de produção e às guerras de preços no setor para atrair clientes perante a fraca procura interna.


As vendas de elétricos caíram mais de 42% entre dezembro e janeiro, depois de as autoridades terem reduzido os incentivos fiscais à compra. Os analistas preveem que 2026 será marcado por uma menor procura, após anos de expansão vertiginosa, impulsionada em parte pelo apoio governamental, também sob a forma de subsídios.


 


JPI // VQ


Lusa/Fim

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.