A noite passada foi a mais fria da história da Espanha e da Península Ibérica, com o recorde de temperatura mínima a ser atingido na região da Catalunha, de acordo sites meteorológicos que registaram temperaturas de -34,1 graus, avança o ‘La Vanguardia’.
Segundo a mesma publicação só em 1956 os termómetros tinha descido tanto, atingindo na altura os -32 graus. A temperatura foi recolhida pela plataforma Projecte 4 Estacions, com base nos números publicados no site Meteo Valls d’Àneu.
🚨 RÈCORD DE TEMPERATURA MÍNIMA 🚨
🥶 L'estació situada al Clot del Tuc de la Llança ha assolit a les 05:19 una temperatura de -34,1ºC, la temperatura més baixa enregistrada a la península Ibèrica des que hi ha dades#Projecte4Estacions pic.twitter.com/XLBbGMmG0R
— Projecte 4 Estacions (@P4Estacions) January 6, 2021
A notícia foi também avançada pela delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia, que na sua conta de Twitter afirma que «nas estações de alta montanha dos Pirenéus, a estação montanhosa do Clot del Tuc de la Llança atingiu os -34 graus».
En estaciones de alta montaña en #Pirineos Estación de montaña Clot del Tuc de la Llanca alcanza -34º C https://t.co/e3Io0hyaIl
— AEMET_Aragón (@AEMET_Aragon) January 6, 2021
A baixa temperatura terá então sido atingida neste ponto nos Pirenéus centrais localizados a 2.305 metros de altura, onde existe uma estação meteorológica ‘Davis’ que, de acordo com o Parc Natural de l’Alt Pirineu, é «muito confiável». No entanto, esta não é uma estação oficial do Servei Meteorològic de Catalunya (SMC), por isso ainda tem de ser validada oficialmente.














