Espanha é o país com mais profissionais de saúde infectados por COVID-19

Em Espanha, 20% do total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus corresponde a profissionais de saúde.

Executive Digest
Abril 25, 2020
16:27

Em Espanha, 20% do total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus corresponde a profissionais de saúde. Este valor faz com que o país vizinho seja aquele onde existe maior contágio entre médicos, enfermeiros ou auxiliares em todo o Mundo, de acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Reportados pelo jornal El País, os números mostram que o número de profissionais de saúde infectads em Itália, por exemplo, não vai além dos 10%. Isto significa que Espanha ocupa o lugar cimeiro na lista com uma margem significativa dos restantes países. Nos Estados Unidos da América, somente 3% das pessoas infectadas corresponde a profissionais de saúde – número semelhante aos 3,8% verificado na China.

O ministério da Saúde espanhol revelou esta sexta-feira que existiam, à data, 35.295 profissionais de saúde infectados, mais 940 do que no dia anterior. Em Itália, serão 18 mil os trabalhadores deste sector afectados pela pandemia (os dados mais recentes são de terça-feira).

A Organización Médica Colegial (OMC) justifica números como estes com a ausência de medidas de segurança que considera serem essenciais e que poderiam ter prevenido algumas infecções. Faltam máscaras, não só em quantidade como em qualidade, já que muitas das que chegaram aos hospitais são defeituosas, indica o mesmo organismo.

“Não se pode enfrentar uma epidemia desta magnitude com estas condições”, sublinha a OMC, em declarações reportadas pela mesma publicação, acrescentando ainda que não há testes disponíveis para todos os trabalhadores. Neste momento, há 37 mortes de profissionais de saúde em Espanha a assinalar.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.