A empresa automóvel francesa Snop escolheu a EDP para implementar centrais de energia solar em suas instalações na França, Espanha e Alemanha. O acordo prevê a instalação de mais de 9.200 painéis solares, totalizando aproximadamente 5 MWp de capacidade instalada.
A instalação será feita nas por fábricas localizadas em Étupes (França), Nigrán (Espanha) e Artern e Buchholz (Alemanha), e o projeto já conta com expansão planeada, podendo atingir 10 MWp, com futuras implantações em países como Itália e Polónia.
A iniciativa permitirá que a Snop reduza sua dependência da rede elétrica convencional e aumente o uso de eletricidade limpa, cobrindo cerca de 20% do consumo energético de suas fábricas.
As novas centrais solares terão capacidade para gerar 4,6 GWh de energia por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.400 residências com eletricidade renovável. Além disso, a iniciativa ajudará a evitar a emissão de mais de 3.400 toneladas de CO2 anualmente, contribuindo significativamente para a descarbonização do setor industrial.
“Estamos orgulhosos por termos sido selecionados por outra empresa multinacional para fornecer energia limpa, segura e acessível – um passo essencial para acelerar a transição energética. Este projeto destaca a experiência da EDP no fornecimento de soluções energéticas sustentáveis a empresas globais em diversos mercados. Com mais de 2,9 GWp de capacidade contratada em 15 países, a EDP continua empenhada em apoiar a transição para as energias renováveis, reforçando a liderança da Europa em matéria de sustentabilidade”, afirmou Vera Pinto Pereira, Administradora Executiva da EDP.
Por sua vez, Jan Selbach, Diretor Sênior de Compras da Snop, ressaltou o compromisso da empresa com a sustentabilidade: “A colaboração com a EDP é uma parte essencial deste percurso, e estamos a explorar ativamente oportunidades para expandir esta parceria a outros países. Isto marca apenas o início de uma colaboração produtiva à medida que continuamos a reforçar a nossa cooperação”.
A integração de painéis solares nas instalações industriais traz diversos benefícios, como maior eficiência energética, redução de custos operacionais e maior independência da rede elétrica. Além disso, a parceria está alinhada à estratégia da EDP de expandir a energia solar distribuída, uma de suas principais áreas de crescimento até 2030.
A EDP prevê investir 2,5 mil milhões de euros até 2026 para instalar mais 4 GWp de projetos solares em residências e empresas, promovendo o acesso à energia limpa e contribuindo para a transição energética global.














