EDP Renováveis inicia operação de projeto solar nos EUA que terá impacto económico de 75,8 milhões de euros

A EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA) deu início à operação comercial do Riverstart Solar IV, um projeto solar de 150 MW localizado no condado de Randolph, no estado do Indiana, Estados Unidos da América.

André Manuel Mendes
Janeiro 28, 2026
10:16

A EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA) deu início à operação comercial do Riverstart Solar IV, um projeto solar de 150 MW localizado no condado de Randolph, no estado do Indiana, Estados Unidos da América.

O novo projeto irá gerar eletricidade equivalente ao consumo anual de mais de 28.800 casas e empresas, reforçando a fiabilidade da rede elétrica do estado, promovendo a independência energética e estimulando o crescimento económico local.

Segundo a empresa, o Riverstart Solar IV terá um impacto económico regional superior a 88,6 milhões de dólares (cerca de 75,8 milhões de euros), incluindo 51,4 milhões de dólares (44 milhões de euros) destinados a serviços públicos e infraestruturas locais, como escolas, estradas, serviços de emergência e parques, 35 milhões de dólares (30 milhões de euros) em pagamentos a proprietários de terrenos, garantindo rendimentos estáveis, e cerca de 2,2 milhões de dólares (1,9 milhões de euros) em despesas regionais, com impacto direto na economia local. A fase de construção do projeto apoiou aproximadamente 625 postos de trabalho.

““Enquanto maior operadora de energia limpa do Indiana, orgulhamo-nos de concretizar projetos como o Riverstart Solar, que reforçam a independência e a fiabilidade do sistema energético do estado,” disse Sandhya Ganapathy, presidente executiva da EDP Renováveis América do Norte”, afirmou Sandhya Ganapathy, CEO da EDPR América do Norte. A

A responsável acrescentou que “estas infraestruturas energéticas de produção nacional que fortalecem a rede regional, asseguram receitas estáveis para serviços públicos locais essenciais e geram milhões de dólares em investimento a longo prazo para o condado de Randolph — garantindo, ao mesmo tempo, que o fornecimento de energia do Indiana continua a ser fiável, acessível e seguro para comunidades e empresas”.

A EDPR América do Norte prevê que, até 2038, os seus projetos no Indiana contribuam com 65 milhões de dólares (55,6 milhões de euros) para o condado de Randolph, através de acordos de desenvolvimento económico e taxas de licenciamento. Até agora, a empresa já doou mais de 565 mil dólares (484 mil euros) a organizações comunitárias locais, como a 4‑H, FFA, Community Foundation of Randolph County e Randolph County United, apoiando programas educativos, desporto juvenil, desenvolvimento da força de trabalho e ações de resposta a catástrofes.

Com a conclusão do Riverstart Solar IV, a EDPR América do Norte passa a operar 2 GW de energia limpa no Indiana, abastecendo o equivalente a mais de 527 mil casas e empresas e reforçando o seu estatuto como maior operadora de energia renovável do estado. O portefólio da empresa no Indiana inclui ainda os projetos eólicos Headwaters Wind (398 MW), Meadow Lake Wind (801 MW), Riverstart Solar (450 MW), Sweet Acres Wind (202 MW) e Carpenter Wind (196 MW).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.