A EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA) deu início à operação comercial do Riverstart Solar IV, um projeto solar de 150 MW localizado no condado de Randolph, no estado do Indiana, Estados Unidos da América.
O novo projeto irá gerar eletricidade equivalente ao consumo anual de mais de 28.800 casas e empresas, reforçando a fiabilidade da rede elétrica do estado, promovendo a independência energética e estimulando o crescimento económico local.
Segundo a empresa, o Riverstart Solar IV terá um impacto económico regional superior a 88,6 milhões de dólares (cerca de 75,8 milhões de euros), incluindo 51,4 milhões de dólares (44 milhões de euros) destinados a serviços públicos e infraestruturas locais, como escolas, estradas, serviços de emergência e parques, 35 milhões de dólares (30 milhões de euros) em pagamentos a proprietários de terrenos, garantindo rendimentos estáveis, e cerca de 2,2 milhões de dólares (1,9 milhões de euros) em despesas regionais, com impacto direto na economia local. A fase de construção do projeto apoiou aproximadamente 625 postos de trabalho.
““Enquanto maior operadora de energia limpa do Indiana, orgulhamo-nos de concretizar projetos como o Riverstart Solar, que reforçam a independência e a fiabilidade do sistema energético do estado,” disse Sandhya Ganapathy, presidente executiva da EDP Renováveis América do Norte”, afirmou Sandhya Ganapathy, CEO da EDPR América do Norte. A
A responsável acrescentou que “estas infraestruturas energéticas de produção nacional que fortalecem a rede regional, asseguram receitas estáveis para serviços públicos locais essenciais e geram milhões de dólares em investimento a longo prazo para o condado de Randolph — garantindo, ao mesmo tempo, que o fornecimento de energia do Indiana continua a ser fiável, acessível e seguro para comunidades e empresas”.
A EDPR América do Norte prevê que, até 2038, os seus projetos no Indiana contribuam com 65 milhões de dólares (55,6 milhões de euros) para o condado de Randolph, através de acordos de desenvolvimento económico e taxas de licenciamento. Até agora, a empresa já doou mais de 565 mil dólares (484 mil euros) a organizações comunitárias locais, como a 4‑H, FFA, Community Foundation of Randolph County e Randolph County United, apoiando programas educativos, desporto juvenil, desenvolvimento da força de trabalho e ações de resposta a catástrofes.
Com a conclusão do Riverstart Solar IV, a EDPR América do Norte passa a operar 2 GW de energia limpa no Indiana, abastecendo o equivalente a mais de 527 mil casas e empresas e reforçando o seu estatuto como maior operadora de energia renovável do estado. O portefólio da empresa no Indiana inclui ainda os projetos eólicos Headwaters Wind (398 MW), Meadow Lake Wind (801 MW), Riverstart Solar (450 MW), Sweet Acres Wind (202 MW) e Carpenter Wind (196 MW).








