A EDP voltou a assumir um papel de destaque no Free Electrons 2025, o principal programa global de inovação aberta no setor da energia, ao participar na seleção da startup vencedora desta edição e ao anunciar novas oportunidades para colaboração no futuro.
Desde que integra esta iniciativa, a empresa portuguesa já desenvolveu mais de 60 projetos-piloto, com um investimento total de quase 2 milhões de euros. Além disso, mais de 10 startups celebraram contratos comerciais com a EDP, somando mais de 35 milhões de euros. A EDP Ventures, braço de capital de risco da EDP, também investiu em 15 startups que participaram do Free Electrons ao longo dos últimos anos, totalizando mais de 15 milhões de euros.
O programa, que reuniu startups de 86 países e culminou num evento final em Dublin, premiou a AssetCool, do Reino Unido, pelo desenvolvimento de um revestimento inovador que combate a sobrecarga das redes elétricas e aumenta a resiliência das infraestruturas energéticas.
Fundadora do programa, a EDP integra um consórcio global de utilities que inclui a CLP Group, E.ON, ESB Group, JERA, Hydro-Québec e Origin Energy. O objetivo é identificar e apoiar startups com soluções capazes de transformar o setor energético à escala global.
“A participação da EDP no Free Electrons reflete o nosso compromisso com a inovação e com a colaboração global para acelerar a transição energética. Este tipo de iniciativas permite-nos identificar soluções disruptivas e estabelecer parcerias estratégicas com potencial para redefinir o futuro da energia limpa. É também por isso que continuaremos a fazer parte da próxima edição — para juntos, continuarmos a acelerar a transição energética.”, afirma o diretor do Ecossistema de Inovação da EDP, Tomás Moreno.
O Free Electrons desafia startups a apresentarem soluções inovadoras para os principais desafios da indústria da energia, com foco em áreas como energias renováveis de nova geração, gestão de energia, armazenamento, mobilidade elétrica e otimização da rede.
As candidaturas para a edição de 2026 estão abertas até 31 de janeiro de 2026, oferecendo uma oportunidade única para startups maduras integrarem uma rede global de inovação. As inscrições podem ser feitas através do site freeelectrons.org.
















