A EDP e os CTT – Correios de Portugal anunciaram uma nova fase da sua parceria estratégica, que permitirá integrar cerca de 200 lojas e centros de distribuição dos CTT nos Bairros Solares EDP. A iniciativa visa democratizar o acesso à energia limpa e acelerar a transição energética, mesmo em locais sem espaço para instalar painéis solares.
Ao tornarem-se vizinhas destes bairros, as lojas e centros de distribuição beneficiam da energia produzida localmente por outras empresas parceiras da EDP, muitas delas pequenas e médias empresas já integradas nestas comunidades solares. Este modelo reforça o compromisso das duas empresas com a descarbonização e a promoção de soluções energéticas inclusivas.
O projeto dá continuidade à parceria iniciada em 2022, que já permitiu instalar mais de 20 centrais em localizações dos CTT, abrangendo potencialmente mais de quatro mil famílias e pequenos negócios. Com esta nova fase, os CTT tornam-se simultaneamente produtores e vizinhos dos Bairros Solares, beneficiando de poupanças de até 60% no custo da energia autoconsumida, enquanto os vizinhos podem reduzir cerca de 30% na fatura mensal de energia.
Além da energia solar, a colaboração entre EDP e CTT inclui a maior rede privada de mobilidade elétrica do país. Já estão operacionais mais de 780 pontos de carregamento, suportando uma frota de mais de 1.100 veículos elétricos e híbridos, alimentados por energia verde.
Este projeto enquadra-se nos objetivos de sustentabilidade dos CTT, que pretendem reduzir 55% das emissões de carbono até 2030, e reforça a ambição da EDP de colocar as comunidades no centro da transição energética, tornando a energia solar acessível a todos em Portugal.














