As candidaturas para o terceiro e último módulo da 9.ª edição do Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP, estão abertas a nível mundial. A iniciativa é dirigida a startups que pretendem desenvolver e escalar rapidamente soluções inovadoras para o setor da energia.
Focado no desenvolvimento de negócios, o Energy Starter é composto por três fases e tem como objetivo responder a desafios estratégicos da EDP, promovendo a criação de projetos com potencial de aplicação real no mercado energético. O módulo agora em candidaturas centra-se na procura de soluções orientadas para os clientes.
Neste âmbito, a EDP procura projetos ou produtos que apoiem os consumidores no processo de descarbonização, permitindo uma implementação célere e uma operação eficiente da geração descentralizada de energia. Após a fase de candidaturas, as startups selecionadas participarão num pitch online e, posteriormente, num bootcamp, agendado para os dias 27 e 28 de maio, com vista à aceleração de projetos-piloto e ao desenvolvimento de novos negócios com a EDP.
Os projetos selecionados serão totalmente financiados pela empresa e terão acesso a ativos em operação, bem como a acompanhamento contínuo, de forma a garantir a adaptação das soluções às necessidades concretas do setor energético. O objetivo passa por acelerar a viabilidade comercial das propostas, potenciando parcerias de longo prazo que contribuam para a transição energética.
As startups interessadas podem submeter a sua candidatura até 15 de fevereiro através do website do programa Energy Starter. Com operação comercial em quatro continentes, a EDP conta com mais de três milhões de clientes residenciais e empresariais, sendo líder no fornecimento de eletricidade em Portugal, na energia solar descentralizada para empresas na Europa e uma das principais empresas globais em contratos de longo prazo de energia renovável.














