EDP alvo de ataque informático. Hackers pedem resgate de 10 milhões

Os piratas informáticos ameaçam entregar a informação roubada aos concorrentes.

Executive Digest
Abril 14, 2020
8:48

A EDP foi alvo de um ataque informático nesta segunda-feira, 13 de Abril, e os hackers reclamam um resgate de 10 milhões de euros, ameaçado entregar a informação roubada aos concorrentes.

Segundo o “Jornal de Notícias” (JN),  os piratas conseguiram aceder a um servidor interno da eléctrica nacional. Alegam ter conseguido sacar 10 terabytes de informação sensível e ameaçam torná-la pública ou vendê-la a concorrentes directos da empresa. São pastas, entre outras, sobre finanças, recursos humanos e gestão que os piratas garantem ter sacado.

Ao que o “JN” apurou, depois de terem conseguido o acesso, publicaram na chamada dark net – uma parte da Internet que é inacessível à maioria dos utilizadores e onde o anonimato é sempre garantido – um pedido de resgate. Reclamam 1580 bitcoins, uma moeda virtual em que cada unidade vale 6250 euros. Feitas as contas, é o equivalente a 9,8 milhões de euros.

Os piratas informáticos dizem ter publicado algumas imagens dos ficheiros que conseguiram roubar, apenas para demonstrar aos dirigentes da EDP que a ameaça é real. Ameaçam publicar toda a informação que detêm em jornais e blogues, para além de prometerem contactar clientes, fornecedores e concorrentes da EDP, alertando-os para a exposição dos seus dados.

Dão 20 dias e 17 horas para que a eléctrica nacional proceda ao pagamento do resgate. Passada esta data, garantem que a ameaça será concretizada.

Entretanto, a empresa confirmou o ataque, em comunicado citado pelo jornal “Expresso”. «Não se regista qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia», assegurou.

Na mesma nota, acrescentou que «os serviços críticos de supervisão e controlo da rede eléctrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações» e «para conter os efeitos deste ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e protecção dos sistemas que suportam as operações da empresa, estando a ser analisada a origem e a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos». A «actuação do grupo EDP perante este ataque está a ser articulada com as entidades competentes», rematou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.