Realidade Virtual: a tecnologia inovando diversos sectores

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

A Realidade Virtual (RV) percorreu um longo caminho desde o seu início em meados do século XX. Atualmente, já não é apenas uma ferramenta de simulação e entretenimento, mas uma que é cada vez mais utilizada numa variedade de indústrias como os cuidados de saúde, educação e até mesmo o entretenimento.

O que leva a esta popularidade e utilização? A resposta é o seu conceito. A RV refere-se a um ambiente simulado criado pela tecnologia informática, sendo concebido para ser experimentado pelo utilizador como se fosse real.

O utilizador interage com este ambiente através de auscultadores VR ou luvas equipadas com sensores que respondem aos seus movimentos.

Tudo começou nas nuvens

Uma das primeiras formas de RV foi o simulador de voo, que era utilizado para treinar os pilotos num ambiente simulado, antes de estes chegarem aos céus. Com os avanços da tecnologia, a RV tornou-se mais acessível e mais realista. Vejamos as principais áreas onde essa tecnologia chegou.

1. Saúde

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na utilização da RV nos cuidados de saúde, com médicos a utilizá-la para realizar cirurgias, bem como para formar estudantes de medicina num ambiente simulado.

Ao aplicar a tecnologia de realidade virtual, os alunos podem explorar e ampliar conhecimento sobre o corpo humano sem colocar a vida de nenhum paciente em risco. É possível simular cirurgias e outras intervenções médicas de forma segura e realista.

2. Videojogos e iGaming

É provavelmente uma das melhores aplicações da Realidade Virtual.

Nos videojogos, uma das referências é o PlayStation VR (entretanto será lançado o PS VR 2). Através de ambientes simulados, o jogador entra no jogo, vive a experiência e “sente”, na primeira pessoa, o universo do mesmo.

No iGaming, o nome que salta à vista é o PokerStars VR. Este mistura o mundo real do poker, com um ambiente imersivo, gráficos e designs inovadores, e uma experiência que faz questionar a realidade do jogo. Além disso, apresenta uma componente social, onde os utilizadores podem interagir entre si utilizando avatares.

3. Educação

Na educação, a realidade virtual é utilizada para criar experiências de aprendizagem imersiva e interativa.

Por exemplo, os estudantes podem agora visitar locais históricos antigos, explorar o corpo humano, e até viajar para diferentes partes do mundo, tudo a partir do conforto de uma sala de aula.

O uso da RV na educação proporciona aos estudantes a oportunidade de experimentar coisas que de outra forma seriam impossíveis.

4. Business, imobiliário e financeiro

A RV também é utilizada no mundo empresarial. As empresas aplicam a realidade virtual para conseguir, testar produtos e serviços, assim como procurar estabelecer métodos de formação para os seus funcionários.

Na indústria imobiliária, as visitas virtuais tornaram-se a norma, permitindo que potenciais compradores façam um tour virtual a uma propriedade antes de se comprometerem a uma visita física. Isto não só poupa tempo e recursos como também proporciona ao comprador uma compreensão muito melhor da propriedade.

Já no setor financeiro, os bancos também deram este salto para começarem a marcar presença no Metaverso. Quem tomou a frente foi o BPI que, em 2022, lançou o primeiro balcão em RV de Portugal. Segundo a marca, uma forma de marcar posição no mercado.

Em suma, a realidade virtual percorreu um longo caminho num curto período de tempo, e o seu impacto em várias indústrias é já evidente.

Quer se trate de melhorar a saúde, de educar os futuros profissionais do mercado, ou simplesmente de nos proporcionar novas e excitantes formas de experimentar o mundo, a realidade virtual torna-se uma realidade que já não podemos ignorar.

Ler Mais





Comentários
Loading...