“É uma péssima ideia”: especialistas explicam porque é melhor evitar pagar com cartão bancário

Pagar com cartão multibanco tornou-se comum; na verdade, está a tornar-se gradualmente o método de pagamento mais utilizado, destacando-se pela sua rapidez, facilidade e conveniência

Francisco Laranjeira
Novembro 17, 2025
12:39

Pagar com cartão multibanco tornou-se comum; na verdade, está a tornar-se gradualmente o método de pagamento mais utilizado, destacando-se pela sua rapidez, facilidade e conveniência. No entanto, esse processo pode não ser tão inofensivo quanto se pensa, indicou o site ‘El Economista’, ou pelo menos é o que um número crescente de estudos tem demonstrado.

Embora o valor devido seja o mesmo, independentemente de o pagamento ser feito em dinheiro ou com cartão, um estudo publicado pelo Journal of Retailing em 2024, baseado em pesquisas de 71 estudos diferentes que abrangem as tendências de mais de 11 mil pessoas, descobriu que pagar com cartão de crédito leva-nos a gastar mais do que se pagássemos em dinheiro.

A análise indicou uma correlação entre pagamentos eletrónicos e maiores gastos no ponto de venda, por exemplo. Os autores descreveram que o uso de cartão não tem um impacto significativo, mas é um fator relevante.

Como Richard Whittle, economista da Salford Business School, explicou à ‘BBC’, “a facilidade de pagar com cartão pode levar os consumidores a gastar por impulso, comprando coisas de que realmente não precisam”. Afinal, passar um cartão ou com um smartphone num leitor várias vezes ao dia não é o mesmo que esvaziar gradualmente a carteira de dinheiro vivo.

Esse fator psicológico é influente devido à sua visibilidade, já que ninguém gosta de ficar a entregar notas de dinheiro o tempo todo e, segundo especialistas, em alguns casos o facto de usar dinheiro em espécie desestimula os utilizadores a fazerem uma compra.

Embora seja muito difícil voltar a usar apenas dinheiro em espécie para pagamentos, depois de experimentar a sua conveniência e utilidade, especialistas sugerem que é aconselhável tentar usá-lo novamente. Ou, pelo menos, planear as suas compras para manter um melhor controlo sobre os seus gastos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.