Donativos das empresas em Portugal atingem recorde histórico de 332 milhões de euros em 2024

Os donativos das empresas em Portugal atingiram um recorde, totalizando 332 milhões de euros, segundo a 7.ª edição do estudo da Informa D&B sobre donativos empresariais.

André Manuel Mendes
Janeiro 28, 2026
10:42

Os donativos das empresas em Portugal atingiram um recorde em 2024, totalizando 332 milhões de euros, segundo a 7.ª edição do estudo da Informa D&B sobre donativos empresariais. No mesmo ano, 74.487 empresas efetuaram contribuições, um número também sem precedentes.

De acordo com o estudo, 19% das empresas portuguesas realizaram donativos em 2024, mantendo-se a mesma proporção do ano anterior, mas o valor médio por empresa subiu 22%.

Os setores do Retalho e dos Serviços empresariais concentram 51% do total dos donativos. O Retalho representa 25% do valor total e conta com o maior número de empresas doadoras (21%), com um donativo médio de 5 300 euros. Já os Serviços empresariais, apesar de terem menos empresas doadoras (10%), concentram 26% do valor total, com um donativo médio de 11 500 euros por empresa.

A banca e os seguros, embora representando uma menor proporção de empresas, destacam-se pelos valores elevados: quase metade das instituições (49%) fez donativos, totalizando 25 milhões de euros, ou 8% do total, com um donativo médio de 620 mil euros por empresa.

Geograficamente, a região Norte regista o maior número de empresas doadoras, com 38% do total, correspondendo a 30% do valor global dos donativos. No entanto, é na Grande Lisboa que se concentra o maior valor, com 51% do total, e um donativo médio por empresa de 15 mil euros, devido à presença de empresas de maior dimensão.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral da Informa D&B, “os donativos são incentivados pelo Estado através de benefícios fiscais, mas também refletem o desempenho não financeiro das empresas, já que aquelas que doam regularmente tendem a ter um score ESG mais elevado.”

O peso das grandes empresas

As grandes empresas, representando apenas 1% das doadoras, contribuem com 36% do total, com um donativo médio de 162 mil euros. Entre estas empresas, 70% realizaram donativos.

As PME apresentam também taxas elevadas de doação (55% e 64%), enquanto as microempresas, embora com uma taxa menor (17%), representam 81% de todas as empresas doadoras, devido à sua predominância no tecido empresarial português.

44% das empresas doadoras têm mais de 20 anos e correspondem a 81% do valor total de donativos. Um terço (34%) são empresas familiares, cujas contribuições representam 25% do total.

Donativos regulares: 1,3 mil milhões nos últimos cinco anos

O estudo sublinha a importância das doações regulares: 23% das empresas que doaram em 2024 também o fizeram nos quatro anos anteriores, e 79% do total dos donativos de 2024 provém de empresas que doaram regularmente nos últimos cinco anos.

Entre 2020 e 2024, 134 mil empresas efetuaram donativos, num total de 1,3 mil milhões de euros, destacando-se as empresas maiores, mais maduras e os setores do Retalho, Indústrias e Grossistas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.