Ségolêne Royal abre a cimeira internacional “The Future of Politics”, que decorre nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, na Nova SBE, em Carcavelos. A antiga candidata à presidência de França vai analisar a forma como as alterações climáticas estão a transformar a política contemporânea.
A organização do evento cabe à Advanced Leadership Foundation (ALF) – que trouxe Barack Obama e Al Gore a Portugal, em 2018 e 2019, respetivamente – em parceria com o Município de Cascais e com o apoio da revista internacional POLITICO.
A iniciativa, que conta com a presença de líderes políticos de 15 países, culmina com a assinatura da “Declaração de Cascais para a Política com Ética”, um mecanismo de colaboração internacional em que os participantes se comprometem a respeitar um conjunto de regras de boa conduta política e ética.
No primeiro dia, o Presidente do município de Port-au-Prince, no Haiti, Lucsonne Janvier, o antigo Primeiro-Ministro da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), Abdelkader Taleb Omar, e Gloria Alvarez, referência dos movimentos jovens libertários da América Latina e ex-diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, intervêm no painel, “Como podemos salvaguardar a Democracia de ataques externos?”.
“Quais são as características da próxima geração de líderes globais?”, é o tema do painel que reúne João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Édgar Colmán, Ministro da Juventude do Paraguai, Emilly Coelho, Secretária Nacional da Juventude do Brasil, num debate moderado por Max Trejo, secretário-geral do Organismo Internacional de Juventude.
Beatriz Corredor, presidente da Red Eléctrica de España, vai antecipar o futuro da energia e a forma como vai impactar as decisões políticas.
A sustentabilidade e a regeneração dos oceanos vão ser os temas da conversa entre Alexandra Cousteau, presidente e cofundadora da Oceans 2050, e Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation e conselheiro das campanhas presidenciais de Joe Biden, Barack Obama, entre outros candidatos democratas.
José María del Corral, diretor mundial da Fundação Scholas Occurrentes, e Juan Ignacio Maquieyra, diretor da Escola Política Fratelli Tutti – duas entidades cuja criação foi impulsionada pelo Papa Francisco – fecham o primeiro dia com uma conversa sobre as “ferramentas” que serão necessárias para a próxima geração de Líderes Mundiais.
O 2º dia da Cimeira arranca com um debate sobre o papel das organizações internacionais e regionais no combate às pandemias do futuro. Os oradores deste painel serão Rosalía Arteaga Serrano, antiga Presidente do Equador, Federico Pinedo, antigo Presidente da Argentina, e Enrique Lopez Lopez, Ministro da Presidência da Comunidade de Madrid.
Sergio Fernández de Córdova, presidente da PVBLIC Foundation e da P3 Smart City Partners, Adolfo Díaz-Ambrona, secretário-geral da Câmara de Comércio Espanhola, Frédéric Degret, fundador da Noah ReGen, e Sebastián Navarro, enviado global da COP 25 Santiago-Glasgow e Secretário-geral da CC35, vão debater a forma como a colaboração entre entidades públicas e privadas pode definir as políticas do futuro.
“Quais são os principais desafios das jovens democracias?”, é o tema que será debatido por Danilo Türk, antigo Presidente da Eslovénia e presidente do Clube de Madrid, Eduardo de Pedro, Ministro do Interior da Argentina, e Ateki Seta Caxton, diretor do Movimento Africano para a Democracia.
José Luis Bonet, presidente da Câmara de Comércio Espanhola e da Fundação INCYDE, vai abordar as implicações da automação no futuro do mercado laboral.
O atual vice-presidente do Município de Cascais, Miguel Pinto Luz, fará um resumo dos grandes temas e conclusões da Cimeira.
Inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses
A Cimeira do Futuro da Política vai inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses, empenhados em tornar-se agentes de mudança nas suas comunidades locais. Estes jovens vão participar ativamente na Cimeira e assumir o compromisso de realizar pelo menos 10 iniciativas (físicas ou virtuais), para promover ideias em torno do desenvolvimento sustentável (novos modelos de política, etc.). Desta forma, serão realizados pelo menos 3.000 eventos que a ALF espera que venham a mobilizar cerca de 300.000 pessoas em todo o país.
Com sede em Washington, D.C., a Advanced Leadership Foundation (ALF) é uma organização internacional sem fins lucrativos, que tem como missão inspirar e desenvolver os líderes empresariais, políticos e sociais do futuro. A ALF tem também escritórios em Espanha e na Argentina e desenvolve operações em 10 países, onde estabelece parcerias com entidades públicas e privadas internacionais de primeira linha. Desde a sua fundação, em 2014, os programas e as redes colaborativas da ALF já apoiaram e impulsionaram mais de 11,000 líderes em diferentes países de todo o mundo.














