Crédito Agrícola emite 500 milhões de euros em dívida sénior preferencial social

O Grupo Crédito Agrícola anunciou a emissão de dívida sénior preferencial ligada à sustentabilidade social, num total de 500 milhões de euros, no mercado internacional. A emissão destina-se a financiar e/ou refinanciar Ativos Sociais Elegíveis no âmbito do Green, Social and Sustainable Framework.

André Manuel Mendes
Janeiro 23, 2026
11:08

O Grupo Crédito Agrícola anunciou a emissão de dívida sénior preferencial ligada à sustentabilidade social, num total de 500 milhões de euros, no mercado internacional.

A operação foi realizada através da Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, no âmbito do seu Programa EMTN, representando um novo passo na sua estratégia de financiamento.

As obrigações têm maturidade de cinco anos, até janeiro de 2031, com opção de reembolso antecipado no quarto ano. O preço de emissão foi fixado em 99,62%, com uma taxa de cupão anual de 3,250% nos primeiros quatro anos, passando depois a uma taxa variável indexada à Euribor a três meses, acrescida de uma margem de 88 pontos base. A agência Moody’s atribuiu à emissão o rating “Baa2”, de nível investment grade, sendo a liquidação prevista para 29 de janeiro de 2026.

A emissão registou elevada procura, com o livro de ordens a atingir cerca de 2,7 mil milhões de euros, mais de seis vezes o valor da oferta, e contou com a participação de mais de 150 investidores institucionais. Em termos de alocação, 63% do montante foi subscrito por gestoras de ativos e 16% por entidades bancárias. A distribuição geográfica revelou uma forte presença de investidores da França (29%), Reino Unido (25%), Ibéria (20%), Alemanha, Áustria, Suíça e Países Nórdicos (9%) e restantes países da União Europeia (8%).

O BofA Securities assumiu o papel de Global Coordinator, tendo também atuado como joint lead managers juntamente com BNP Paribas, Commerzbank AG, Morgan Stanley Europe SE e Natwest Markets NV.

Segundo o Grupo Crédito Agrícola, a emissão destina-se a financiar e/ou refinanciar Ativos Sociais Elegíveis no âmbito do Green, Social and Sustainable Framework.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.